Partilhar

Como se modifica o corpo da mulher grávida

Com a gravidez ocorrem uma série de mudanças anatômicas e funcionais, abrangendo quase sem exceção, todos os órgãos e sistemas, em maior ou menor grau. Estas variações representam a resposta do organismo materno a uma adaptação e ao aumento da demanda metabólica imposta pelo feto. O conhecimento dessas mudanças é importante, porque poderia ser mal interpretado como desvios patológicos. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como se modifica o corpo da mulher grávida.

Passos a seguir:
1

Durante a gravidez, há mulheres que não sentem mudanças em seu estado físico, e outras que se sentem melhor quando não estão grávidas. Algumas mulheres ficam abatidas e psicologicamente deprimidas.

2

Ao alterar seu centro de gravidade, as grávidas projetam a cabeça e o tronco para trás e estabelecem uma lordose lombar-sacra de compensação, o que tem sido chamado de "o orgulho da grávida". O andar torna-se lento e pesado.

3

A mulher tem um aumento de peso durante a gestação normal. Ao término da gestação, o aumento normal é de 11 kg. Se ocorrer vômitos, é possível que a grávida emagreça. Na semana que precede ao parto, por variações hormonais, pode ocorrer a perda de 1 kg de peso aproximadamente.

Como se modifica o corpo da mulher grávida - Passo 3
Imagem: itgravidas.com.br
4

Desde o começo da gravidez, registra-se uma ligeira ascensão térmica de 0,3 a 0,6º C sobre a temperatura basal pré-ovulatória.

5

A pigmentação acentuada dos tegumentos é o fenômeno mais notável, tão habitual na gravidez que chega a construir um sinal a mais para o diagnóstico de gravidez.

6

Mais acentuada nas mulheres morenas do que nas loiras, a pigmentação adota disposições topográficas típicas. Ela é verificada no rosto, nos seios, nas rachaduras e cicatrizes, na linha média abdominal e nos órgãos genitais externos.

7

A pigmentação desaparece após o parto, embora às vezes persista com menor intensidade.

8

O segundo fenômeno importante ao nível da pele é o aparecimento de estrias. Apresentam-se de forma mais numerosa no abdômen e são rosadas, congestivas e às vezes pigmentadas.

Imagem: belezademae.com.br
9

As modificações mamárias são precoces, constantes e numerosas. O fenômeno mais evidente é a hipertrofia, somada ao aparecimento de rachaduras, maior tensão, sensibilidade e capacidade erétil.

10

Excluído o edema maleolar (fisiológico), o fenômeno de maior apreciação é o acúmulo de tecido gorduroso.

11

No desenvolvimento dos músculos durante a gravidez existe a hipertrofia e a hiperplasia, especialmente nos sistemas do dorso e abdômen.

12

No sistema ósseo observa-se certa predisposição para o crescimento, com consequente aumento da estatura das mulheres jovens.

13

Existe uma maior mobilidade das articulações. Consequentemente, especialmente a sínfise e as articulações sacroilíacas são beneficiadas, facilitando o movimento da pélvis durante o parto.

14

Esta mobilidade acentua-se também nas articulações da coluna e nas articulações dos membros inferiores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se modifica o corpo da mulher grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Toda a gravidez deve ser controlada por um médico.
  • O controle pré-natal deve ser efetuado, tanto para valorizar o feto como a saúde da mãe.

Escrever comentário sobre Como se modifica o corpo da mulher grávida

Imagem: itgravidas.com.br
Imagem: belezademae.com.br
1 de 3

Voltar ao topo da página