Partilhar

Como se modifica o sistema nervoso na mulher grávida

Com a gravidez ocorre uma série de alterações anatômicas e funcionais que englobam em maior ou menor grau e quase sem exceção todos os órgãos e sistemas. Estas mudanças representam a resposta do organismo materno a uma adaptação e maior demanda metabólica imposta pelo feto. O conhecimento destas modificações tem importância, porque poderiam ser interpretadas erradamente como desvios patológicos. A seguir serão descritas as modificações ao nível do sistema nervoso.

Também lhe pode interessar: Como se modifica o corpo da mulher grávida
Passos a seguir:
1

A influência da gravidez no aparecimento de transtornos nervosos manifesta-se indubitavelmente.

2

São fatos bem conhecidos tanto a insônia como a intensificação do sono; as neuralgias, as cefaleias, as odontalgias e a ciática; as paresias e as cãibras; as vertigens e as lipotimias.

3

A maior influência é notada no sistema neurovegetativo, em que se observa uma indubitável instabilidade e desequilíbrio, demonstrável em qualquer de seus componentes.

4

São frequentes os transtornos vagotônicos transitórios (bradicardias, arritmias respiratórias, hipotensões leves e passageiras e transtornos digestivos).

5

Os transtornos simpaticotônicos são produzidos com menor frequência, (taquicardia e hipertensão passageira).

6

Também costumam observar-se em forma alternativa mudanças bruscas na coloração e na temperatura das extremidades e no rosto; diarreias seguidas de obstipação.

7

São notórias as mudanças de humor das mulheres grávidas, onde não influi apenas a gravidez, mas também outras numerosas circunstâncias derivadas deste estado (concernentes à saúde, econômicas, sociais, à preocupação das mulheres solteiras).

8

A influência é maior nas instáveis, nas quais se acentuam os quadros preexistentes até chegar, excepcionalmente, ao terreno das psicoses.

9

Determinados graus de amnésia apresentam-se raramente.

10

É importante saber que, ainda em mulheres sãs e com gravidez absolutamente normal, o traçado do eletroencefalograma pode ver-se alterado, apresentando modificações que lembram as observadas na epilepsia.

11

Nos traçados pode ser comprovada a diminuição da atividade bioelétrica do cérebro, a depressão do ritmo e a existência de ritmo beta.

12

Este conhecimento é importante para interpretar as crises convulsivas da gravidez.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se modifica o sistema nervoso na mulher grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • As mudanças a nível do sistema nervoso são fisiológicas, mas toda gravidez deve ser acompanhada por um médico.

Escrever comentário sobre Como se modifica o sistema nervoso na mulher grávida

3 comentários
Jainara santos Fernandes
Gestante pode tomar calmante? Mesmo um mais fraco?
Bianca
Obrigada por essas informações, foram úteis para mim!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bianca, que bom saber :)
Giseley
Palavras de difícil entendimento, dificultam e muito o entendimento do artigo!

Voltar ao topo da página