Partilhar

Como se pega a Poliomielite

Por Ana Marques. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se pega a Poliomielite
Imagem: radar64.com

A Poliomielite é uma doença infecto-contagiosa, provocada pelo vírus que vive nos intestinos, o poliovírus. Afeta mais as crianças até aos 5 anos.

É uma doença que pode ir de quase inofensiva, com sintomas tipo de gripe, até deixar as pessoas paralisadas.

Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar como se pega a Poliomielite.

Também lhe pode interessar: Como funciona a vacina da Poliomielite

O que é a Poliomielite

Como já referimos a Poliomielite é uma condição infecto-contagiosa aguda, que é provocada pelo Poliovírus. Possui um período de incubação de sete a doze dias, geralmente, podendo ir até aos trinta dias.

A maioria dos contágios possui sintomas leves, parecidos com os sintomas de outras infecções respiratórias, como a gripe, ou infeções gastrointestinais.

No entanto, cerca de 1% dos infectados pode desenvolver um quadro clinico muito mais grave, levando mesmo à paralisia, juntando insuficiências respiratórias, podendo mesmo levar á morte. Geralmente esta paralisia é nos membros inferiores, tento como perda de músculo e força as maiores características.

Como se transmite a poliomielite

A transmissão do vírus dá-se por via oral, usualmente, mas esta relacionada com a contaminação por fezes. Daí ser de extrema importância o saneamento básico das casas e cidades.

É também muito importante de desde cedo eduque suas crianças para uma boa higiene pessoal. Este vírus ataca mais crianças pequenas, já que são as que ainda não têm estas regras bem interiorizadas. Esta doença pode também ser transmitida por água e alimentos que tenham sido contaminados por fezes.

Tenha sempre sua casa bem limpa e desinfetada, pois esta doença aproveita-se muito de tudo o que são falta de higiene.

Normalmente a contaminação dá-se por pessoas que não têm o vírus ativo. Ou seja é quase como que de uma maneira silenciosa.

Não existe cura para o Poliovírus, então a prevenção e a vacinação é mesmo muito importante. Deve sempre lavar bem os alimentos, e tomar cuidado com suas crianças e com o que elas colocam na boa.

Consulte seu médico e siga as instruções para a vacinação. Esta vacina é fornecida pelo governo, portanto não tem desculpa para não a dar à sua família.

Continue-se prevenindo com a ajuda dos artigos umComo.com.br, depois de ler este já sabe Como se pega a poliomielite, e aqui deixamos mais um artigo com os sintomas e tratamentos da condição: Quais são sintomas e tratamentos da poliomielite

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega a Poliomielite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como se pega a Poliomielite

Como se pega a Poliomielite
Imagem: radar64.com
Como se pega a Poliomielite

Voltar ao topo da página