Como se preparar para o parto normal

Como se preparar para o parto normal
Imagem: mamaes.net

Depois de todos esses meses gerando um pequeno ser dentro de si, é natural que o momento mais esperado seja o do parto. Você se decidiu pelo parto normal e, para que corra bem, você não pode entregar toda a responsabilidade para a equipa de médicos e enfermeiros que a irão ajudar, é também importante que você saiba como se preparar para o parto normal. De forma a lhe fornecer os conhecimentos e indicações de que necessita, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e se certifique de que vai bem preparada para esse momento!

A bolsa da maternidade

É imprescindível que você prepare a bolsa para o parto com devida antecedência, pois nunca se sabe se seu filhote não decide se antecipar e a apanhar desprevenida. Dessa forma garanta que coloca na mala tudo o que é necessário para a sua acomodação durante cerca de 3 dias (pelo sim e pelo não), e também para confortar seu bebê assim que ele nasça. Em umComo.com.br dispomos de um artigo acerca do que levar na mala da maternidade, não deixe de o consultar para se organizar melhor!

Imagem: emmafiorezi.com.br

Exercícios pré-natais

De forma a facilitar o momento do parto normal, é importante que você realize exercícios pré-natais nos meses que antecedem o parto. Modalidades como yoga, pilates, exercícios de Kegel e com a fitball são os mais indicados para exercitar os músculos pélvicos e melhorar a respiração. Você pode realizá-los em casa ou em um ginásio, informando a instrutora da sua situação física.

Inscreva-se ainda em aulas de Lamaze (método Lamaze-Bradley), caso estejam disponíveis no local onde reside. Nelas você aprenderá vários ensinamentos úteis para enfrentar o parto, tais como aprender a tolerar melhor a dor, enfoque mental, respiração, etc.

Imagem: maemequer.pt

Depilação pré-parto

Esta é outra das preocupações da mulher relativamente ao seu parto, de forma a tornar o procedimento cirúrgico mais facilitado, higiênico e evitar infeções. A depilação pré-parto é também chamada de tricotomia e, se você não a realizar em casa, as enfermeiras a realização no hospital, recorrendo à lâmina.

Em casa, você deve evitar o uso da lâmina, pois o tamanho da barriga dificultará a visibilidade da área a ser depilada e lesões genitais podem ocorrer. Desta forma peça ajuda a alguém da sua confiança, recorra a uma esteticista.

Imagem: bastosviegas.com

Preparação psicológica

Seu corpo pode estar são, mas será que sua mente está? É importante se manter calma e positiva relativamente ao momento do parto normal, de forma a que tudo corra pelo melhor. Existirão dores mas no final elas valerão toda a pena e, se preferir, pode pedir recurso à anestesia.

É igualmente importante que se informe acerca de como é realizado o parto normal, pois desta forma não haverá surpresas e você se sentirá mais confiante e preparada para esse grande acontecimento. Questione mulheres e mães à sua volta acerca de como correu o parto delas e que conselhos gostariam de partilhar, e não deixe também de falar com seu parceiro acerca dessa experiência.

Desenvolva um pensamento positivo e centre suas atenções em tudo o que esse bebê representa de bom.

Imagem: cavalliericlinica.com.br

A escolha do local

Algumas mamães desvalorizam este passo, mas é importante que você escolha adequadamente o local onde irá dar à luz seu bebê. Tanto pode ser uma clínica quanto um hospital ou até mesmo em sua casa. Avalie qual prefere, avaliando prós e contras, se baseando em opiniões de outras pessoas que lá estiveram, condições de que dispõe e conselho do seu médico, ginecologista ou obstetra. A escolha deve recair sobre aquele onde se sentir mais confortável para realizar esse momento marcante.

Imagem: maceio.al.gov.br

Preparação no momento do parto

Com a antecedência que lhe for possível, fale com a equipa médica acerca do seu parto, de forma a se preparar psicologicamente e obter esclarecimento a dúvidas que possa ter.

Opte por ter a seu lado um médico especialista em partos naturais ou parteira, que a oriente durante o parto e a acompanhe em complicações que possam surgir. Prefira também adotar uma posição sentada, agachada ou deitada de lado, de forma a aumentar a eficácia das contrações e fazer isso da gravidade. Apenas faça força quando sentir que o corpo está pedindo, pois um parto normal é aquele em que você deixa seu corpo reagir com naturalidade.

Para mais informações, saiba O que ninguém conta sobre o parto normal.

Imagem: santacasa.org.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se preparar para o parto normal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não dispense uma boa alimentação durante a sua gravidez e fuja dos vícios tais como fumar e beber.
  • Procure fóruns de mulheres grávidas e se enturme de forma a conseguir mais conselhos para o momento do seu parto normal.