Como se preparar para uma endoscopia

Como se preparar para uma endoscopia
Imagem: igast.com.br

A endoscopia, também conhecida como gastroscopia, é um exame que permite diagnosticar doenças no esôfago, estômago ou duodeno. Trata-se de um exame de rotina quando se suspeita da existência de úlceras ou condições como a gastrite, pólipos, problemas digestivos entre outros. Este exame requer uma preparação prévia por parte do paciente para garantir que o especialista possa visualizar claramente a área por onde o endoscópio passará. Se você tem de se submeter a este exame, em umComo.com.br explicamos a você como se preparar para uma endoscopia.

Em que consiste a endoscopia

A endoscopia é um exame onde se coloca uma sonda com câmera, chamada endoscópio, no estômago do paciente através de sua boca. Para realizar este procedimento de forma segura o paciente deve estar ligeiramente sedado.

A gastroscopia pode durar entre 15 minutos e meia hora, tudo depende da razão pela qual esteja sendo realizada e do estado do paciente.

Como se preparar para uma endoscopia: alimentos e remédios

Para que a câmera possa captar de forma adequada tudo o que se encontra no esôfago, estômago e duodeno do paciente é importante que o estômago não esteja cheio de alimentos. Por isso, um dos aspectos mais importantes para se preparar para uma endoscopia é não ter ingerido nem alimentos nem água em um período de 6 a 8 horas antes do exame.

Se este requisito não for cumprido, será impossível realizar a gastroscopia que deverá ser programada para outro momento.

Além disso, é importante que no dia do exame não consuma nenhum tipo de antiácido ou remédio para úlceras, pois poderia dificultar a visualização do intestino.

Como se preparar para uma endoscopia: sedação

Como para realizar a endoscopia ou gastroscopia é necessário sedar ligeiramente o paciente, é conveniente ir ao exame acompanhado, principalmente porque depois dele você não deve dirigir.

Qualquer tarefa que precise de atenção completa, como dirigir ou manipular qualquer tipo de maquinaria, não deve ser feita depois de uma endoscopia, até que os efeitos dos sedantes tenham passado completamente.

Como se preparar para uma endoscopia: contra-indicações

A endoscopia ou gastroscopia está contra-indicada nos seguintes casos:

  • Se sofre de problemas de coagulação importantes, por exemplo contagem de plaquetas muito baixa.
  • Se sofre de doenças como hipotensão arterial, arritmias cardíacas ou problemas respiratórios considerados em fase crítica ou de gravidade.
  • Se sofre de lesões cervicais importantes também não é conveniente fazer uma endoscopia.
  • Quem foi submetido recentemente a operações no intestino ou conta com perfurações nesta área também não são candidatos a este exame.
  • As mulheres grávidas só podem fazer uma endoscopia se for pedida de forma estrita por um médico.

Além disso, se estiver fazendo algum tratamento médico com anti-inflamatórios, aspirina, anticoagulantes ou suplementos de ferro, é importante avisar seu médico para tomar as medidas adequadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se preparar para uma endoscopia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.