Gravidez na adolescência

Como se prevenir da gravidez na adolescência

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se prevenir da gravidez na adolescência

A falta de informação é um dos principais motivos para que meninas ainda na adolescência se tornem mães precocemente. No Brasil, o número de adolescentes grávidas aumenta a cada ano, mesmo que os meios de comunicação estejam mais acessíveis. Por isso, saber como se prevenir da gravidez na adolescência é de extrema importância, inclusive, a pais e educadores, que devem ajudar a disseminar a informação aos jovens.

Também lhe pode interessar: Contraindicações da tília na gravidez

Passos a seguir:

1

Nas últimas décadas, foram constatadas imensas mudanças no comportamento da sociedade, entre elas, meninas e meninos que começaram a ter uma vida sexual ativa mais cedo. Porém, nem todos os adolescentes quando chegam no momento de ter relações sexuais sabem como se prevenir da gravidez, o que contribui para o aumento das estatísticas. A falta de informação e mesmo de reflexão sobre as consequências do sexo sem proteção fazem com que cada vez mais jovens passem por uma gestação não planejada.

2

Para evitar uma gravidez na adolescência é importante que pais e professores não considerem o assunto sexo um tabu na hora de conversarem com os jovens. Embora exista muita informação na TV, na internet e em outros lugares, é a conversa aberta e franca com as pessoas mais próximas que vai motivar os adolescentes a usarem os melhores métodos para evitar uma gravidez não planejada. Também é importante que a menina, antes mesmo de iniciar a sua vida sexual, consulte um médico ginecologista para esclarecer dúvidas e avaliar qual o método contraceptivo mais apropriado para o seu caso.

3

A pílula é um dos métodos mais populares entre as mulheres para evitar a gravidez, no entanto, não deve ser o único. Mesmo adolescentes com vida sexual ativa podem transmitir as doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, como Aids, gonorreia, sífilis, herpes genital, HPV, Hepatite B e clamídia, entre outras. Por isso, é de extrema necessidade que em todas as relações sexuais os adolescentes façam uso do preservativo, podendo ser o masculino ou o feminino. Embora a camisinha masculina seja muito mais popular que o preservativo feminino, ambos atuam de forma semelhante e são essenciais para o sexo seguro, sem doenças e gravidez.

Como se prevenir da gravidez na adolescência - Passo 3
4

Os dois tipos de camisinha são distribuídos gratuitamente em muitos locais, inclusive, nos postos de saúde e, por isso, não há desculpa para não usar um dos métodos. Além disso, é importante que o(a) adolescente saiba usá-la corretamente para que a sua eficácia esteja garantida. A camisinha masculina de látex é a mais comum e pode ocasionar alergias tanto no homem quanto na mulher, nesse caso, existem preservativos de outros materiais que podem ser usados para substituir.

Como se prevenir da gravidez na adolescência - Passo 4
5

Já a pílula anticoncepcional exige comprometimento, pois se não for tomada todos os dias, conforme indicado, pode deixar de fazer efeito. Porém, existem outros tipos de contraceptivo, como o diafragma, injeção anticoncepcional e adesivo. A fórmula deles não é igual e, dessa forma, antes de escolher um dos métodos é esclarecedor conversar com um especialista. O ginecologista também ajuda a escolher a marca da pílula, pois existem várias no mercado e algumas são mais indicadas do que outras a cada pessoa.

Para saber mais sobre os métodos como o adesivo e o diafragma, confira os nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se prevenir da gravidez na adolescência, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como se prevenir da gravidez na adolescência