Como se prevenir de um aneurisma

Como se prevenir de um aneurisma
Imagem: medicinamitoseverdades.com.br

Um aneurisma cerebral ocorre quando determinado ponto de um vaso sanguíneo ou artéria cerebral se torna frágil e, com o passar do tempo, devido à pressão sanguínea, começa dilatando. O resultado é um rompimento que causa hemorragia, podendo levar o paciente à morte. Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra de aneurismas, e a hemorragia verifica-se, em média e por ano, em 20 pessoas a cada 100 mil. Isto significa que todos nós estamos susceptíveis de desenvolver aneurismas, e para que você saiba como se prevenir de um aneurisma preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo para descobrir!

Passos a seguir:
1

Alguns médicos defendem que todos nascemos com fragilidade em pontos localizados na parede da artéria, o que torna mais provável o desenvolvimento de aneurismas. No entanto essa teoria não está cientificamente comprovada.

2

Dado que o desenvolvimento de um aneurisma não apresenta sintomas conclusivos, a única forma de se prevenir é diminuindo os factores de risco, o que poderá ser feito adotando uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável.

Imagem: corresaltalanca.pt
3

Se você praticar exercício físico regularmente, não fumar, mantiver uma dieta pobre em gorduras, controlar o colesterol e pressão, tratar a diabetes e mantiver um peso ideal, estará a diminuir as chances de desenvolver aneurismas.

4

Outro cuidado importante na prevenção de aneurismas é a realização de check-ups regulares, uma ou duas vezes ao ano. Este conjunto de análises e exames periódicos definidos pelo seu médico, entre os quais se encontra a tomografia, ajudarão a detetar um aneurisma a tempo do tratamento.

Imagem: sermed.com.br
5

Os grupos de risco de doentes de aneurisma incluem, na sua maioria, mulheres acima dos 50 anos, fumantes, hipertensos e pessoas com histórico de aneurisma na família. Se você se enquadra em algum destes grupos, é ainda mais importante que tome as medidas preventivas que sugerimos acima.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se prevenir de um aneurisma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.