Como se recuperar da fascite plantar

Como se recuperar da fascite plantar

A fascite plantar é uma doença caracterizada pela dor e pela rigidez na parte inferior do pé. Esta dor costuma ser pior pela manhã ou durante uma atividade vigorosa e afeta 10% da população, sendo mais comum nos atletas, esportistas ou pessoas com trabalhos que precisem de caminhar por períodos prolongados. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como se recuperar da fascite plantar em simples passos.

Passos a seguir:
1

Determine a causa da fascite plantar. São várias as causas propostas pelos responsáveis de saúde, como por exemplo, a obesidade, o abuso de calçados fracos ou anomalias anatômicas. O aumento de peso, exerce pressão adicional nas articulações e no tecido mole das pernas.

Se você é um atleta que usa calçado muito antigo, a solução pode ser tão simples como comprar calçado adequado para o seu tamanho. Os atletas devem sempre aumentar o seu nível de atividade lentamente para evitar lesões por excesso de exercício, dentro destas lesões temos as fascite plantar. Neste artigo de umComo contamos-lhe quais são as causas da fascite plantar.

2

Reduza a inflamação causada pela fascite plantar. O fator mais importante para combater a fascite plantar é o descanso. Isto pode ser difícil se tem um trabalho onde tem que andar longas distâncias. A aplicação de uma bolsa de gelo nos tecidos inflamados reduz a dor e melhora a circulação. Recomenda-se que aplique uma compressa de gelo durante 10 minutos, duas ou três vezes ao dia.

Neste artigo propomos-lhe mais remédios caseiros para curar a fascite plantar que com certeza serão de grande ajuda.

3

Alongue lentamente a fáscia plantar. A fáscia plantar ajusta-se à medida que cura, e isto faz com que seja mais susceptível a lesões no futuro. Para alongar a fáscia plantar, deve se sentar numa cadeira com o calcanhar do pé lesionado apoiado sobre um pano no chão. A seguir, baixe-se e estique suavemente a parte da frente da toalha ou pano até ao seu peito com ambos os braços. Sentirá um alongamento na parte inferior do seu pé e na parte de trás da sua perna. Mantenha este alongamento por 30 segundos e faça-o pelo menos três vezes ao dia.

4

Fortaleça os músculos do pé com dois exercícios simples. Coloque uns berlindes (bola de gude, bilas) no chão e use o pé lesionado para os apanhar e colocá-los num recipiente. A seguir, coloque uma toalha no chão em frente a si e use o pé lesionado para entalar a toalha e depois tente endireitá-la, em seguida repita o procedimento. Faça este exercício durante cinco minutos por dia.

Se lhe interessa conhecer mais truques, neste artigo de umComo poderá ler outros exercícios para a fascite plantar.

5

Procure ajuda médica se a fascite plantar persistir ou piorar. A fascite plantar, por vezes pode ser causada por alterações anatômicas ou biomecânicas. Um profissional pode decidir se é necessário um tratamento adicional. O tratamento convencional consiste em fisioterapia e ortopedia prescrita por um médico. Em casos mais graves, a cirurgia ou as injeções de corticosteroides podem ser indicadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se recuperar da fascite plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não alongue o suficiente para causar dor.
  • Retire imediatamente a bolsa de gelo, se causar dor ou dormência.