Como se recuperar de uma distensão muscular

Como se recuperar de uma distensão muscular

A distensão muscular também é conhecida normalmente com o nome de "estiramento", é uma sensação de ficar travado por ter feito um mau gesto ou um movimento brusco. Este tipo de problema pode ser tratado de imediato e, dependendo da gravidade, você pode demorar alguns dias para se recuperar. Neste artigo de umComo explicamos-lhe como se recuperar de uma distensão muscular com alguns conselhos que conseguirão aliviar os incômodos.

Passos a seguir:
1

Para poder se recuperar de uma distensão muscular, um dos conselhos que os médicos repetirão mais vezes é repousar. Tem que descansar a área lesionada e mantê-la elevada. Coloque por um tempo a zona lesionada acima da altura do peito, se possível. Não imobilize a zona porque isso causaria rigidez e um possível dano. Um anti-inflamatório ajudará a reduzir o inchaço.

2

Também é recomendável, para reduzir as dores de uma distensão muscular, massagear o local por alguns minutos, 2 ou 3 vezes ao dia. Isso diminuirá a inflamação e aumentará o fluxo sanguíneo. Você pode aplicar óleos essenciais como, por exemplo, o de camomila, indicado exatamente para as dores musculares. Para além deste óleo pode aplicar outros como os que mostramos neste artigo com os 10 melhores óleos para massagens.

Imagem: soliswellness.com
3

Após 1 a 3 dias, aplique calor úmido na área lesionada. Uma toalha úmida e quente, compressas quentes, banho quente, bolsa d'água quente, chuveiro de água quente, ou inclusive uma esponja úmida quente pode servir. Certifique-se de que o inchaço tenha diminuído antes de fazer isso. Nunca aplique calor por mais de 25 minutos ao mesmo tempo.

4

Fortaleça o músculo lesionado com uma bandagem elástica ou uma gaze. Vá com cuidado para não apertar muito porque pode chegar a cortar a circulação. Se sentir formigamento, adormecimento ou a pele começa a ficar mais pálida ou azulada, afrouxe a bandagem para que o sangue circule corretamente.

5

Pouco a pouco aumente a atividade física. Comece fazendo alguns alongamentos simples. Quando se sentir cômodo para isso, comece a caminhar ao redor da sua casa e dar voltas ao quarteirão. Logo o seu corpo vai recuperar a normalidade.

6

O essencial é, também, que assim que sentir o estiramento, coloque uma compressa de gelo ou gelo enrolado em uma toalha no local dolorido por 20 minutos, não mais do que isso. Isso deve ser feito imediatamente. Ajuda a reduzir a inflamação logo após uma lesão.

Imagem: webrun.uol.com.br
7

Lembre-se que depois de ter sofrido uma distensão muscular, o descanso é essencial. Uma semana inteira ignorando a dor não faz mais que atrasar a recuperação. Além disso, em umComo recomendamos a você que, caso a inflamação não desapareça em quatro dias, consulte um médico.

8

Veja também estes artigos que poderão ser do seu interesse:

  • Como tratar estiramentos musculares
  • Quais os sintomas de uma distensão muscular

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se recuperar de uma distensão muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.