Partilhar

Como se refrescar no verão

Como se refrescar no verão
Imagem: ladycashback.es

Os dias de calor costumam ser insuportáveis, ainda mais se não tiver um ar acondicionado em casa que refresque o ambiente. Mas não tema, pois neste artigo propomos algumas ideias para suportar o calor e passar o verão da melhor forma possível. Em umComo.com.br explicamos como se refrescar no verão. Conselhos simples que tornarão seus dias de calor bem mais suportáveis. Anote!

Também lhe pode interessar: Como suportar o calor no verão
Passos a seguir:
1

Comida e bebida. No verão o melhor é comer coisas leves e hidratar-se continuamente. Lembre-se de que se comer alimentos gordurosos, guisados ou coisas quentes, você se sentirá mais pesado, e sofrerá mais com o calor sufocante. O mais aconselhável é comer saladas, massa fresca ou frutas. Também, aconselhamos que você se refresque bebendo água, tomando sorvete ou refrescos sem muito gás. Sinta-se leve e fresco.

Como se refrescar no verão - Passo 1
Imagem: farandula-com.blogspot.com
2

Vista-se de forma confortável e refrescante. Para se sentir melhor, aconselhamos que não vista roupas de tecidos que deem mais calor. Use tecidos naturais como o algodão, o linho ou a seda. Aconselhamos que você utilize roupas folgadas e que não apertem você, deste modo poderá refrescar-se. Use pouca roupa e utilize cores claras, pois atraem menos a luz solar e, portanto, dão menos calor.

3

Se vive em uma, tente ficar nos andares mais baixos. Pense que o calor tende a subir - já que é mais denso que o ar frio - e, por isso, os andares mais baixos serão mais frescos. Se sentir muito calor, deite-se no piso. Aliviará você.

4

Se o calor não deixa você dormir tranquilamente durante a noite, tente instalar um ventilador em seu quarto. Ajuste-o na velocidade mínima, com uma brisa suave você se sentirá melhor. Tente não ter o ventilador diretamente no seu rosto, pois poderia ficar resfriado. O mais adequado é que o ar circule livremente pela local, pois assim você se refrescará ainda mais.

Imagem; jegerliv.blogspot.com

Como se refrescar no verão - Passo 4
5

Outros truques para a noite. Pendure os lençóis no local mais fresco da casa durante o dia, assim estarão mais frescos na hora de dormir. Também pode pôr seu travesseiro dentro de uma bolsa e colocá-la no congelador durante uma hora antes de dormir. Recomendamos que você use lençóis e fronhas de travesseiro de seda ou cetim, pois farão você se sentir mais fresco durante a noite. E sobretudo, não fique nervoso. Respire profundamente e evite pensar no calor presente, pois se assim o fizer, será mais difícil adormecer.

6

Pense no frio. Ainda que pareça mentira, pensar em coisas frias pode ajudar você a se sentir mais fresco. Leia um livro, olhe um filme ou procure na internet paisagens de ambientes frios. Você se sentirá melhor.

7

Casa fria. Para manter a frescura dentro de seu lar, tente baixar as persianas e fechar as cortinas durante o dia. Deste modo evitará que os raios de sol penetrem nos cômodos e o calor se apodere deles. Você pode abrir a porta e as janelas para que o sol entre e corra o ar. Faça isso se vive em uma zona segura e não há risco de perigo.

8

Durante a noite, durma com as janelas abertas. À noite, costuma ficar mais fresco, por isso, deixar alguma janela aberta ajudará a refrescar o local mais rapidamente.

9

Se tiver ar acondicionado, deixe-o esfriar sua casa durante algumas horas. Mantenha tudo fechado para que o frio não saia do cômodo. O ideal é deixá-lo a uma temperatura de 21 graus. Caso não tenha ar condicionado, pode instalar ventiladores nos cômodos. Os ventiladores de teto ficam muito bem na sala de estar e de jantar.

10

Ar condicionado caseiro. Quer ter seu próprio ar condicionado? Coloque um recipiente de metal no congelador durante algumas horas e salgue-o. Depois, ponha a tigela em frente a um ventilador e conseguirá que o ar sopre sobre o gelo e o refresque. Funciona!

11

Apague as fontes de calor. Muitos dos objetos que temos em casa costumam ser fontes de calor. Aconselhamos que tire da tomada todos os eletrodomésticos que não esteja usando - como computador ou micro-ondas - e que apague as luzes. Verá como o calor de seu lar diminui.

12

Para o pátio, toldos e alpendres. Se você tem jardim ou pátio na sua casa, opte por alguma destas duas ideias. Assim, não só dará sombra a uma parte do pátio, mas também evitará que entre o calor e a luz pela janela da fachada ou a porta de entrada ou saída para o jardim.

13

Pulverizador. Use-o cheio de água. Assim poderá ir pulverizando e refrescando a pele, sem se molhar. Notará um efeito refrescante imediatamente. Experimente também usar um pulverizador diante do ventilador para se refrescar. Outro truque é congelar uma pequena bolsa com água e colocar na nuca na hora da sesta. Ela refrescará você.

Como se refrescar no verão - Passo 13
Imagem: xsergio.wordpress.com
14

Banho frio. Encha sua banheira com água fria e acrescente alguns cubinhos de gelo. Relaxe com a água fria e se refrescará rápido. Caso não tenha banheira, aconselhamos tomar um banho de água fria, o efeito também será imediato e o corpo se manterá fresco durante um bom momento ao sair.

15

Evite sair de casa, praticar esporte ou atividades físicas durante as horas mais quentes. Ao meio-dia o sol é mais intenso e, portanto, está bem mais calor. Fazer atividades ao ar livre durante essas horas pode acarretar mais calor e inclusive causar insolações ou desmaios. Tente estar na sombra ou sair a partir da tarde, quando a rua estiver mais fresca.

Como se refrescar no verão - Passo 15
Imagem: arqhys.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se refrescar no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como se refrescar no verão

Como se refrescar no verão
Imagem: ladycashback.es
Imagem: farandula-com.blogspot.com
Imagem: xsergio.wordpress.com
Imagem: arqhys.com
1 de 5
Como se refrescar no verão

Voltar ao topo da página