Partilhar

Como se tornar vegetariano

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2019
Como se tornar vegetariano

Se você está pensando em mudar seus hábitos alimentares e se tornar vegetariano, deve ter em conta uma série de regras que ajudarão você a percorrer um caminho para uma alimentação mais consciente e respeitosa com os animais e o meio ambiente.

Em umComo queremos dar você os primeiros passos a seguir para poder aprender como se tornar vegetariano e desfrutar de uma alimentação 100% saudável.

Também lhe pode interessar: Como fazer um menu vegetariano

Ser vegetariano

Seja porque você quer levar uma vida mais saudável, seja porque quer respeitar o direito dos animais ou seja porque você quer seguir uma dieta sem carne animal.

Seja o motivo que for, se tornar vegetariano é uma decisão importante na qual seus hábitos de alimentação mudarão de forma radical; por isso, é recomendável que antes de saber como se tornar vegetariano, vá a um nutricionista que ajude você em seu processo de mudança.

Se você está decidido, deve saber que o vegetarianismo tem diferentes modalidades que têm, como base comum, o fato de não comer nenhum alimento que seja de origem animal:

  • Ovo lacto vegetarianos: são aqueles que permitem em sua dieta a ingestão de ovos e produtos derivados do leite (queijo, iogurte...)
  • Ovo vegetarianos: comem ovos mas não laticínios.
  • Lacto vegetarianos: consomem laticínios, mas recusam os ovos.
  • Veganos: são aqueles que não consomem nada que proceda do mundo animal, portanto, não ingerem nem laticínios, nem ovos.
Como se tornar vegetariano - Ser vegetariano

Nutrição vegetariana básica

Para poder saber como se tornar vegetariano, o primeiro a ter em conta é a nutrição básica do vegetarianismo. Ao eliminar as carnes da dieta, os nutrientes procedentes destes alimentos devem ser substituídos na pirâmide alimentar.

Pontos básicos em sua alimentação vegetariana:

  • A vitamina B12 também é importante de ingerir durante o dia, por isso, pode consumir alimentos que sejam ricos nesta vitamina ou, pelo contrário, tomar um suplemento vitamínico que poderá encontrar em sua loja de produtos naturais.
  • Todos os dias você deverá consumir vegetais ou frutas que sejam ricos em vitamina C.
  • Recomenda-se beber cada dia entre 1 litro e meio e 2 litros de água.

Como já comentamos, a pirâmide alimentar se vê modificada com a alimentação vegetariana; a seguir damos a você a nova hierarquia dos alimentos para sua dieta sem carne.

Grupo 1: Cereais (6-11 porções): refere-se a qualquer alimento composto por cereais que se recomenda que sejam integrais. Entre eles destacamos: massa, arroz, pão, cereais, cuscuz, etc.

Grupo 2: Verduras e hortaliças (3 ou mais porções): todas aquelas verduras como o espinafre, couve, agrião, pimentão, tomate, acelga, etc.

Grupo 3: Frutas e frutos secos (2 ou mais porções): neste grupo encontram-se frutas como as laranjas, as bananas, os kiwis, etc. e frutos secos como amêndoa, amendoim, pinhões, semente de girassol, etc.

Grupo 4: Alimentos ricos em cálcio (6 a 8 porções): são aqueles alimentos como os brócolis, o espinafre, o tofu, o sésamo, etc. No seguinte artigo pode encontrar alguns alimentos ricos em cálcio

Grupo 5: Legumes (2 a 3 porções): alimentos como grãos de bico, lentilhas, soja, feijão, ervilha, etc.

Grupo 6: Outros essenciais (1 a 2 porções): refere-se a alimentos essenciais na dieta vegetariana como é o azeite de oliva, as nozes (por seu alto teor em proteína) e os produtos enriquecidos com B12.

Como se tornar vegetariano - Nutrição vegetariana básica
Imagem: haztevegetariano.com

Um menu vegetariano

O principal passo para saber como se tornar vegetariano é mudar o menu que marcamos para nosso dia a dia.

Deve ter em conta que a maioria das pessoas costuma usar uma gama específica de receitas e, em média, cada família costuma comer oito ou nove receitas no seu dia a dia. Este hábito alimentar pode ser convertido ao vegetarianismo de uma maneira muito simples: mudar seus menus com carne por outros pratos que estejam livres dela.

Para consegui-lo, o melhor é começar pensando em três refeições sem carne que goste (por de exemplo, massa com verduras, arroz com tomate, verduras fritas, etc.): assim já terá três receitas vegetarianas em mente.

Para ir aumentando seu menu, pode pensar em três receitas que prepara de maneira habitual e que pode adaptar à dieta vegetariana (por exemplo, em vez de tacos de carne com verduras pode fazer tacos de legumes com verduras ou substituir o hambúrguer tradicional por um hambúrguer vegetariano).

Para complementar seu novo menu vegetariano, também é recomendável procurar livros de receitas e ir experimentando diferentes refeições até adotar três pratos a mais em seu menu. E assim em um momento, já poderá ter em sua rotina nove refeições diferentes e sem carne animal.

Se tirar a carne de sua dieta continua sendo complicado, no seguinte artigo ensinamos você como substituir a carne na dieta.

Como se tornar vegetariano - Um menu vegetariano

Receitas de cozinha vegetariana

Como já comentamos, para poder saber como se tornar vegetariano é importante mudar suas receitas de cozinha. Por isso, mostramos a você diferentes pratos de raiz vegetariana que poderá acrescentar facilmente a seu dia a dia e conseguir, assim, tornar-se uma pessoa vegetariana.

Receitas vegetarianas com cereais:

Receitas vegetarianas com legumes:

Receitas vegetarianas com substitutos da carne:

Como se tornar vegetariano - Receitas de cozinha vegetariana

Recomendação:

Antes de começar a se tornar vegetariano, é muito aconselhável que faça uns exames para que um médico determine se é ou não aconselhável que siga este método alimentar segundo suas necessidades. Se assim for, é recomendável que elabore seu menu vegetariano da mão de um especialista que incluirá todos os nutrientes que seu corpo precisa para poder usufruir de uma vida sadia e saudável.

Como se tornar vegetariano - Recomendação:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se tornar vegetariano, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como se tornar vegetariano

Como se tornar vegetariano
Imagem: haztevegetariano.com
1 de 6
Como se tornar vegetariano

Voltar ao topo da página