Partilhar

Como se transmite a chikungunya

Como se transmite a chikungunya
Imagem: sdnorte.com

A chikungunya é uma doença viral presente em países de clima tropical com chuvas abundantes, maioritariamente em continentes como África, Ásia e América. Os recentes surtos desta condição têm alertado às autoridades sanitárias de todo mundo para difundir a forma de transmissão, os sintomas e as medidas de prevenção para evitar este vírus. Por isso em umComo.com.br explicamos a você o que é e como se transmite a chikungunya.

Também lhe pode interessar: Como tratar a chikungunya

O que é a chikungunya?

A chikungunya é uma doença viral do tipo alfavirus que foi descoberta em 1952 na Tanzânia. Seu estranho nome corresponde a uma palavra do idioma Kimakonde que quer dizer dobrar-se, um dos sintomas típicos que apresentam os pacientes com o vírus, que depois de sofrer severas dores articulares se dobram para reduzir o mal-estar.

Trata-se de uma condição febril cujos sintomas duram entre 2 e 5 dias. O tratamento consiste em repouso e na ingestão de medicamentos para combater os sintomas e melhorar a disposição do paciente.

Como se transmite a chikungunya?

A chikungunya é uma doença muito similar à Dengue, que se transmite pela picada infectada dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. A presença destes insetos em povoados e grandes cidades se converteu em um problema de saúde. Por isso, é primordial aplicar as medidas preventivas necessárias para evitar sua proliferação e com isso reduzir a possibilidade de sofrer das doenças virais que transmitem.

Trata-se de uma doença perigosa?

A chikungunya ou chikunguña é uma doença para a qual não existe tratamento ou vacina; no entanto seus sintomas são intensos e incômodos para o paciente, que deve tomar medicação para reduzir o mal-estar da febre, a diarreia ou os vômitos.

Em geral, trata-se de uma condição que não representa maiores perigos se for atendida a tempo e desde que o paciente repouse de forma adequada e aumente sua hidratação para combater os efeitos da diarreia ou do vômito. No entanto, as crianças pequenas e os idosos correm um altíssimo risco de padecer de desidratação, sendo necessário vigiar com especial atenção estes pacientes para garantir sua saúde e prevenir que se compliquem de forma grave. Veja também o nosso artigo sobre como tratar a chikungunya.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se transmite a chikungunya, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como se transmite a chikungunya

Como se transmite a chikungunya
Imagem: sdnorte.com
Como se transmite a chikungunya

Voltar ao topo da página