Partilhar

Como se transmite a difteria

Como se transmite a difteria
Imagem: cienciadecuba.wordpress.com

A difteria é uma doença infecciosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtarae que afeta principalmente o nariz e a garganta. Trata-se de uma infecção que produz pseudomembranas que chegam a obstruir as vias respiratórias e, em determinados casos, pode afetar primeiro a pele originando lesões cutâneas. Ainda que a difteria seja uma doença pouco comum nos países desenvolvidos graças às vacinas que existem contra ela, é importante saber como se transmite a difteria para saber prevenir a infecção no caso de estar em contato com uma pessoa infectada.

Também lhe pode interessar: Como tratar a difteria
Passos a seguir:
1

Atualmente, a difteria é uma doença que não é comum em países desenvolvidos graças aos programas de vacinação que existem, mas ocorre em condições de pobreza, superlotação, pobreza e higiene insuficiente. Por ser uma doença infecciosa grave deve ser tratada de imediato por médicos profissionais para evitar danos mais graves à nossa saúde.

2

A difteria é uma doença que implica um alto fator de contágio e que é transmitida com muita facilidade quando uma pessoa próxima contraiu a infecção. Por isso, é bastante importante aumentar as precauções se nos encontrarmos nesta situação.

3

A transmissão da difteria é feita principalmente por via respiratória. As gotas de saliva produzidas pelos doentes de difteria quando espirram, tossem e inclusive falam são a principal fonte de infecção. As pessoas que se encontram perto e estão em contato com essas gotas correm risco de contágio.

4

O contágio também pode ocorrer pelo simples fato de entrar em contato com lenços usados pela pessoa infectada por difteria ou por beber do mesmo copo que ela.

5

As pessoas que tiveram contato com algum doente de difteria devem consultar seu médico imediatamente. Pode ser que elas precisem aumentar sua proteção contra a infecção e receber uma vacina de reforço.

6

Quando ocorre um contágio por difteria, pode existir um período de incubação que pode ir de um a sete dias até começarem a aparecer os primeiros sintomas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se transmite a difteria, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como se transmite a difteria

Como se transmite a difteria
Imagem: cienciadecuba.wordpress.com
Como se transmite a difteria

Voltar ao topo da página