Partilhar
Partilhar em:

Como se transmite o vírus da raiva

Passo a Passo
Avaliação: 5 (3 votos)
1 vez partilhado
 
Como se transmite o vírus da raiva
Fonte: gopixpic.com

A raiva é uma doença mortal para o ser humano e também para os animais. A raiva existe nos animais selvagens que podem ter contato com animais domésticos ou seres humanos, por isso é impossível de erradicar. De seguida, em umComo vamos explicar como se transmite o vírus da raiva.

Também lhe pode interessar: Como se transmite a chikungunya
Instruções:
1

O período de incubação da raiva é variável; geralmente é de 3 a 8 semanas, raras vezes é de meses ou anos, com uma média de 45 dias no homem e de 10 dias a 2 meses no cachorro.

2

O período de incubação está estreitamente relacionado com a localização e gravidade da mordida, arranhão, etc. do animal infectado, proximidade de troncos nervosos, distância do cérebro e quantidade de partículas virais inoculadas.

3

A raiva é transmitida pela inoculação do vírus contido na saliva ou no sistema nervoso central de um animal infectado para outro ou para o ser humano.

4

Isto acontece habitualmente por mordida, arranhão ou contato da saliva do animal raivoso com mucosas ou feridas na pele do outro.

5

Foram conhecidos casos de transmissão por transplantes de doadores com raiva.

6

A via respiratória também foi mencionada mas sua possibilidade é remota.

7

A transmissão para outros animais terrestres selvagens ou domésticos também foi atribuída aos morcegos insectívoros.

8

É preciso considerar ainda que nem todos os animais infectados têm na saliva a carga viral suficiente para que se produza a doença.

9

Apenas 20% dos humanos mordidos por animais raivosos desenvolvem raiva.

10

Em cães e gatos a eliminação do vírus por saliva começa de 2 a 5 dias antes de aparecerem os sintomas clínicos e persiste durante toda a evolução da doença.

11

A morte do animal por raiva ocorre em uma média de 5 a 7 dias posteriores ao aparecimento dos sintomas, por isso é mundialmente recomendada a observação do animal mordedor durante 10 dias.

12

O conhecimento destas etapas em cães e gatos permite estabelecer o período de observação para os animais mordedores, durante o qual existe a possibilidade de transmissão do vírus da raiva.

13

Não se conhece de forma certa este período de transmissibilidade nos demais animais, principalmente nos selvagens.

14

15

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como se transmite o vírus da raiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante qualquer mordida de cachorro, o mais importante é lavar a ferida e consultar um médico.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como se transmite o vírus da raiva

Como se transmite o vírus da raiva
Fonte: gopixpic.com
Como se transmite o vírus da raiva