Partilhar
Partilhar em:

Como se transmite o vírus da raiva

Passo a Passo
Avaliação: 5 (3 votos)
1 vez partilhado
 
Como se transmite o vírus da raiva
Fonte: gopixpic.com

A raiva é uma doença mortal para o ser humano e também para os animais. A raiva existe nos animais selvagens que podem ter contato com animais domésticos ou seres humanos, por isso é impossível de erradicar. De seguida, em umComo vamos explicar como se transmite o vírus da raiva.

Também lhe pode interessar: Como se transmite a chikungunya
Instruções:
1

O período de incubação da raiva é variável; geralmente é de 3 a 8 semanas, raras vezes é de meses ou anos, com uma média de 45 dias no homem e de 10 dias a 2 meses no cachorro.

2

O período de incubação está estreitamente relacionado com a localização e gravidade da mordida, arranhão, etc. do animal infectado, proximidade de troncos nervosos, distância do cérebro e quantidade de partículas virais inoculadas.

3

A raiva é transmitida pela inoculação do vírus contido na saliva ou no sistema nervoso central de um animal infectado para outro ou para o ser humano.

4

Isto acontece habitualmente por mordida, arranhão ou contato da saliva do animal raivoso com mucosas ou feridas na pele do outro.

5

Foram conhecidos casos de transmissão por transplantes de doadores com raiva.

6

A via respiratória também foi mencionada mas sua possibilidade é remota.

7

A transmissão para outros animais terrestres selvagens ou domésticos também foi atribuída aos morcegos insectívoros.

8

É preciso considerar ainda que nem todos os animais infectados têm na saliva a carga viral suficiente para que se produza a doença.

9

Apenas 20% dos humanos mordidos por animais raivosos desenvolvem raiva.

10

Em cães e gatos a eliminação do vírus por saliva começa de 2 a 5 dias antes de aparecerem os sintomas clínicos e persiste durante toda a evolução da doença.

11

A morte do animal por raiva ocorre em uma média de 5 a 7 dias posteriores ao aparecimento dos sintomas, por isso é mundialmente recomendada a observação do animal mordedor durante 10 dias.

12

O conhecimento destas etapas em cães e gatos permite estabelecer o período de observação para os animais mordedores, durante o qual existe a possibilidade de transmissão do vírus da raiva.

13

Não se conhece de forma certa este período de transmissibilidade nos demais animais, principalmente nos selvagens.

14

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

15

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como se transmite o vírus da raiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante qualquer mordida de cachorro, o mais importante é lavar a ferida e consultar um médico.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como se transmite o vírus da raiva

O que lhe pareceu o artigo?

Como se transmite o vírus da raiva
Fonte: gopixpic.com
Como se transmite o vírus da raiva