Como se trata a sinusite aguda

Como se trata a sinusite aguda

O termo sinusite aguda define a inflamação aguda da mucosa de um ou mais seios paranasais com sintomatologia menor do que 3 semanas. As causas costumam ser virais ou bacterianas, sendo impossível diferenciar pelos sintomas. A sinusite aguda é um quadro autolimitado, isto quer dizer que se cura sozinha. No entanto, oferecemos a você algumas soluções para tratar seus sintomas e prevenir complicações.

Vai precisar de:
  • Anti-inflamatórios não esteroides
  • vapor
  • antidescongestionantes nasais
  • corticoides locais
  • antibiótico
Passos a seguir:
1

Para diminuir a febre e a dor facial podem ser empregados anti-inflamatórios não esteroides (ácido acetilsalicílico, diclofenaco, ibuprofeno, paracetamol) nas doses habituais, tanto em crianças como em adultos.

2

O vapor melhora a eliminação nasal do muco e alivia a sintomatologia.

3

Podem ser empregados antidescongestionantes nasais em maiores de 12 anos, tanto por via oral como tópica.

4

Quando os descongestionantes nasais são empregados por via nasal, não devem ser aplicados por mais de 3 ou 4 dias, para evitar taquifilaxia e congestão nasal por efeito rebote.

5

Alguns corticoides locais, como a fluticasona, demonstraram melhorar a taxa de sucesso clínico e acelerar a recuperação em pacientes com sinusite aguda de repetição. Do mesmo modo que no uso de todos os corticoides, devem-se controlar os efeitos colaterais.

6

Os anti-histamínicos não devem ser utilizados, salvo que exista um componente alérgico associado, porque engrossam as secreções.

7

Considera-se que o tratamento antibiótico alivia escassamente os sintomas.

8

Os antibióticos de primeira linha, tanto em crianças como em adultos, são o trimetoprim-sulfametoxazol e a amoxicilina indicados por 7 a 10 dias.

9

Caso não haja melhora decorridos 3 ou 4 dias de iniciado o tratamento, é indicado alternar para antibióticos de segunda linha como amoxicilina/ácido clavulânico.

10

Se ocorrer osteomielite ou endoftalmite, o tratamento antibiótico deve ser ativo também contra S. aureus.

11

Se o paciente não melhorar deve-se realizar uma lavagem do seio ou uma antrostomia intranasal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se trata a sinusite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • O tratamento deve ser fornecido e acompanhado por um médico.