Depois de ficar grávida

Como secar o leite materno rápido

Como secar o leite materno rápido

Amamentar é sempre bom tanto para a mamãe como para o bebê, uma vez que o leite materno oferece todas as vitaminas e nutrientes que o bebê precisa até aos seis meses de idade, para além de ser uma ótima forma de criar uma ligação única entre mãe e filho. Contudo, chega uma altura em que já não é necessário amamentar o seu bebê ou que fazê-lo deixa de ser conveniente, por motivos que podem incluir o regresso ao trabalho, por exemplo. Em algumas mulheres, o leite materno seca naturalmente, porém na maioria dos casos isso não acontece. No entanto, você pode ficar tranquila, pois o umCOMO fez uma lista com algumas coisas que você pode fazer para secar o leite rápido! Continue lendo e descubra como secar o leite materno naturalmente ou com medicamentos.

 

Também lhe pode interessar: Como saber se o leite materno está acabando

Índice

  1. Quanto tempo demora para secar o leite materno naturalmente?
  2. O que fazer para secar leite materno naturalmente?
  3. Secar leite materno rápido com parlodel
  4. Secar leite materno com dostinex
  5. Remédio caseiro para secar leite materno
  6. Chá de sálvia para secar leite
  7. Compressa fria para secar leite
  8. Faixa para secar leite materno
  9. Secar o leite materno com vitamina B6
  10. Outras informações sobre o leite materno

Quanto tempo demora para secar o leite materno naturalmente?

A amamentação é, normalmente, realizada por cerca de um ano após o nascimento do bebê. Passado esse tempo, é recomendável o bebê deixar o leite pouco a pouco e que você introduza alimentos sólidos na alimentação dele. Quando o bebê deixa de precisar do leite materno, a produção continuada do mesmo pode se tornar bastante desconfortável para a mamãe, daí ser importante secar o leite quando ele não seca naturalmente. Se você necessita reduzir o número de mamadas ou parar a amamentação, existem algumas técnicas para interromper a produção do leite.

Dica: Não esqueça que você pode doar o seu leite materno em bancos de leite e ajudar outra pessoa que o necessita! Você pode retirar o leite com uma bomba, armazenar e levar a quem mais precisa. Contudo, bombear o leite estimula a produção do mesmo pois o organismo interpreta que o bebê necessita de mais alimento. Caso você não queira doar o leite, a bomba de leite deve ser usada apenas em último caso se os seios incharem muito!

Como secar o leite materno rápido - Quanto tempo demora para secar o leite materno naturalmente?

O que fazer para secar leite materno naturalmente?

Reduzir a duração e a frequência das mamadas é o primeiro passo para secar leite materno naturalmente, uma vez que o corpo entenderá que a produção já não é necessária. Contudo, o leite pode demorar algum tempo para secar, para além de ser um pouco doloroso. Durante esta fase é recomendável utilizar roupas escuras para esconder possíveis vazamentos que possam ocorrer.

Outra coisa que você deve ter em mente é que não deve tocar ou estimular os seios, pois isso vai dar sinais ao seu corpo de que o bebê precisa de leite, havendo assim mais produção de leite.

Você também deve beber muita água, uma vez que a desidratação aumenta a produção de leite e o desconforto do peito inchado.

Secar leite materno rápido com parlodel

Para secar o leite materno existe um medicamento que deve ser receitado pelo seu médico: o Parlodel. Ele vai agir nas glândulas do leite, fazendo com que o leite seque. Mas lembre-se que você só deve tomar este medicamento segundo indicação do seu médico!

 

Como secar o leite materno rápido - Secar leite materno rápido com parlodel

Secar leite materno com dostinex

Dostinex é outro dos medicamentos que inibe a produção de leite, diminuindo a produção do hormônio que a provoca. Ele é indicado para tratar a produção de leite fora do período de lactação e gestação. Este medicamento custa entre 80 e 300 reais e também requer receita médica.

 

Remédio caseiro para secar leite materno

As folhas de couve são ótimas para ajudar a secar o leite materno. Você deve tomar um banho quente e colocar duas folhas de couve refrigeradas dentro do seu sutiã. Coloque a folha de couve de forma a que cubra todo o seio e deixe-a durante algumas horas. Substitua-as quando necessário e faça isso por cerca de 4 dias.

 

Como secar o leite materno rápido - Remédio caseiro para secar leite materno

Chá de sálvia para secar leite

A sálvia também pode auxiliar neste processo, pois contém um estrogênio natural que seca o leite materno, uma substância que também está presente em anticoncepcionais. Você pode encontrá-la em forma de infusão ou tintura. Para mamães em sinal de amamentação, é ideal para secar leite materno rápido.

Consuma uma xícara de sálvia a cada 6 horas, todos os dias. O volume de leite, os caroços, o inchaço e as dores vão diminuir!

Como secar o leite materno rápido - Chá de sálvia para secar leite

Compressa fria para secar leite

Além destes, existem alguns remédios caseiros que você pode aplicar para secar o leite materno. Um deles é aplicar compressas geladas nos seios várias vezes ao dia. Não deve colocar as compressas geladas diretamente sobre a pele, pois pode provocar uma queimadura por frio. Envolva as compressas em toalhas e aplique-as várias vezes ao dia durante cerca de 10 minutos.

Faixa para secar leite materno

Colocar uma faixa sobre os peitos é ideal para as mamães que querem interromper a amamentação sem remédios. Você pode comprar esta faixa em qualquer farmácia, apenas não esqueça de cobrir os mamilos com faze para evitar machucados. Recomendo que você peça ajuda a alguém para que a faixa fique bem apertada e junta ao corpo.

Secar o leite materno com vitamina B6

A vitamina B6 suspende a produção de prolactina no plasma, o que se traduz na produção do leite materno. Contudo, nem todas as pessoas confirmam a veracidade da eficácia desta substância, embora muita gente acredite que funciona mesmo.

Outras informações sobre o leite materno

  • Quando você já não precisa de amamentar o seu bebê, é necessário que as mamas não produzam mais leite, caso contrário a acumulação de leite pode causar mastite. Caso você esteja tendo muitas dificuldades em secar o leite materno naturalmente ou com remédios, consulte o sue médico de imediato.
  • No processo de secagem do leite materno, recomendo que você enrole uma toalha em redor dos peitos e cubra com uma camiseta pois eles podem vazar durante a noite. Além de evitar que você se molhe durante o sono, a toalha também oferece algum conforto.
  • Para diminuir o desconforto e as dores causadas pelo acumulo do leite, você pode tomar um anti-inflamatório, como o Ibuprofeno. Se ainda assim as dores não diminuírem, consulte o seu médico.
  • Evite usar fontes de calor pois as temperaturas altas podem aumentar as dores e estimular a produção de leite materno.
  • Tenha em conta que estas dicas podem funcionar ou não, variando de mamãe para mamãe.

Dica: Confira também esse artigo que explica como massagear os seios empedrados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar o leite materno rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
45 comentários
A sua avaliação:
Ana Beatriz de Jesus batista
Quero tirar meu filho do peito
A sua avaliação:
Aline
Meu filho já tem dois anos não larga de jeito nenhum não come so fica no peito a noite toda tô com 40 kilos só de tanto q ele me suga anêmica minha anemia tá alta ja usei um medicamento pra seca mais não resolveu queria vê se tem um mais forte
A sua avaliação:
Rosicleia Aparecida da Silva
Minha filha tem 7 mês ela largou do peito por conta agora tem um peito que saiu uma íngua mais dói muito
Debora
meu filho ja tem 2 anos e ta muito dificil para mim retira a mama dele ja boteu coisas azeda no peito e o meu peito ficou muito cheio que nao aguentei e acabei dando peito a ele sinto muito dor no peito quando ele esta mamado da uma gastura porfavor se poder mim ajudar eu agradeço muito obrigado pela oportunidade
JANE
OI BOA NOITE TIRE UMA DUVIDA NAO MAIS O QUE FAZER O MEU FILHO JA PAROU DE MAMAR JA TEM TRES MESES E O MEU LEITE DA NAO SECOU O QUE EU FAÇO PRA SECAR MAIS RAPIDO
Editor umComo.com.br
Oi Jane! Experimentou as dicas do texto?
Thayna
Ola eu tenho um filho de dois ano como fasso pra tira ele do peito
geicila auzier!
Amadas,chega de sofrimentos! É só vocês irem diminuindo as mamadas das crianças,meu filho completou 2 aninhos dia 23 e dia 24 ja não dei mas peito pra ele,lembrando que antes disso eu ja havia diminuido as mamadas,ela só mamava 2 vezes..uma a tarde e outra a noite,depois ficou só a noite e agora não mama mais,o pai dele faz ele dormir e ele nem lembra mas do peito..foi menos doloroso do que imaginei! E agora ele come de tudo,bjs
Gislene
Vou aproveitar a sua dica,gostei dessa dica.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Agradecemos, Gislene!
Priscilla
Olá meu bebe está com 4 meses vou voltar a trabalhar mas não queria tirar ela do peito Vou dar a mamadeira e o leite indicado pelo pediatra vou amamentar no fim da tarde a noite e de manhã será que se eu levar a bombinha no serviço e tirar sempre que o seio estiver cheio vou continuar com leite até os 6 meses
Franciele
Oq eu posso tomar ou fazer pra secar o leite minha filga nao pego no peito
Ana
Gente não sei mais o que fazer minha filha tem 1 ano e 6 meses e não para de mamar. Mama várias vezes a noite eu acordoacordo cansada porque não durmo direito e o peito já está prejudicando a alimentação dela. Já tomei parlodel que ajuda a secar o leite mais não deu certo porque ela mama muito a noite, não aguento os choro dela a noite e acabo cedendo. Alguém por favor mim de uma dica?
Katisuri
Olá meu filho tem 1 ano e 4 meses e passo pela mesma situação a dois dias resolvi para de amamentalo e tá funcionando diga não oferece chukinha oou a mamadeira deicha chorar pois choraram mesmo ofereça alimentos frutas sucos Danone e sempre que pedir o peito diga não..espero ajudar abraço
Serafins dias
Babosa. Meu nenem tb estava mamando muito a noite e de dia . Não queria saber de comer e qd comia era pouco pq sabia que tinha o peito. Até que resolvi passar babosa e qd veio mamar e sentiu o sabor amargo, não quis mais. Amanhã completará uma semana. Dp disso, come de tudo e agora já toma o leite ho dela. Acorda só uma vez por volta das 4 da manhã e tem dormido as 9
patricia
Minha filha fez dois anos,entao parei de da mamar pra ela a uns dois meses,entao depois disso as vezes sai leite e as vezes nao o q devo fazer pra secar de vez
Sarah
Boa tarde. Comecei ontem a desmamar meu principe ontem, meu peito esta ixado, doloriodo nossa c mta dor.
Heloisa
o meu tem dois dias que não mama,tenho muita peninha,no primeiro dia gritou a noite toda,ontem até que dormiu bem mas mesmo assim acordou pra mamar,ele chora eu choro junto,mas ele já tem dois aninhos,eu não consigo dormir me sinto cansada p ele mamava a noite toda,agora meu peito está inchado e dói muito,não sei o que fazer para melhorar essa dor,agora com o peso do peito, até minhas costas doem.
Claudete da silva
Boa noite,eu sou Claudete,tive um bebê dia19,ele faleceu dia 24,não estou aguentando ver meus seios vazando,sofro de pensar que não terei meu bebê para amamentar,me ajudem a secar esse leite o mais rápido possível...por favor
pamela
Tive um aborto de 4 meses como faco pra secar o leite do meu peito pois esta empredrejado
Samara
Tive um aborto no 8mês preciso secar o leite do peito tenho três dias com os seios cheios é muito incômodo como se já não bastasse o da perda agora o dos seios cheio de leite quero algo q seque o leite
nubia alves
Olá! Faz 3 dias q não amamento meu filho de 2 aninhos. Meus seios estão mto inchados. Como devo utilizar a tintura de salvia? É pra tomar ou passar nas mamas???
Claudia
Deixei de amamentar há 5 dias, mas um peito encheu o dobro do outro. Agora não sei o que faço
Ana Paula
Oi meu filho vai fazer dois anos e ainda mama sempre acorda a noite pra mamar é muito cansativo,ele come tudo mais nao larga o peito alfima, dica pessoal?
rosana pereira
é doloroso tirar mesmo mas com 2 aninhos eles ja entendem .... falei pra minha filha de dois aninhos que o peito tava dodoi ....passei creme de alho ela provou e não quis mais
Tamires
Oi hoje foi o pior dia da minha vida pois estou tirando minha filha do peito ela está com 1 ano e 3 meses nao dei o peito o dia todo mas ela nao pega a mamadeira de jeito nenhum sei que agora nao posso mais voltar atrás, e ela pede Tetê o tempo todo estou com o peito muito inchado e doloroso nao sei o q faço estou apavorada, chorando de dó dela e de dor tbm. Me ajude o que faço...
Deborah
Oie thamires por conhecidencia tambem hoje eu acordei disposta a tirar meu filho do peito ele tem 1ano e tres meses ͵ Comi de tudo e toma leite suco e tudo que der mais nao largava o peito de jeito nenhum e eu sofria mt por isso pois ele parecia um recém nascido principalmente durante anoite ele acorda mais de dez vezes ͵ E como nao so tenho ele de filho isso me prejudicava mt pois eu ficava mt cansada e precisava fazer minhas coisas e cuidar dos irmaozinhos dele ... Entao ai hj eu acordei e resolvi tirar colocando um pouquinho de vinagre no peito entao ele so cherava e nao queria mais ... E assim foi passando o dia ele procurava eu fazia esse procedimento e dava sempre bolachas danones leite e tambem comida e distraia ele ͵ Na horinha do dono dele atarde eu dei banho nele e balancei ele e ele dormiu sem peito coisa que era IMPOSSIVEL DE ACONTECER .. Depois ele dormiiu bem e acordou mt manhoso sentindo falta sabe mais continuei e nao desisti pra see melhor pra mim e pra ele nao ser dependente de mim " So termos forca e pensar positivo e confiar em Deus que td da certo
Elisangela a paraizo
Olá Boa tarde. Poxa meu bebê está com 2 anos e eu estou precisando tira ele do peito pra mim e pra ele também. Pois ele e muito ruim de comer. E já não sei o que fazer até bota dipirona eu ja coloquei mais ele mama assim mesmo alquem pode me ajuda por favor... Obrigada
Cristina Almeida
Olá amiga , tudo bem? Eu tirei o meu com esmalte , passei e no primeiro momento ele rejeitou n queria de jeito nenhum .Ele tem 1 ano e 7 meses e não comía nada tive q fazer isso pra o bem dele e o meu tbm , pois emagrecir muito .
heloisa
eu coloquei dipirona ele pegou assim mesmo,coloquei vinagre e ele pegou,dai depois de muitos dias meu marido falou pra colocar pimenta,tive pena não coloquei aí botei dipirona de novo,ele não pegou ficava me chamando para lavar o peito,eu falei que tinha cocô ele queria que eu lavasse,ele tem dois anos e não queria largar estou tirando a força,mas choro de pena dele
1 de 5
Como secar o leite materno rápido