Como secar o leite materno rápido

Como secar o leite materno rápido

Amamentar é sempre bom tanto para a mamãe como para o bebê, uma vez que o leite materno oferece todas as vitaminas e nutrientes que o bebê precisa até aos seis meses de idade, para além de ser uma ótima forma de criar uma ligação única entre mãe e filho. Contudo, chega uma altura em que já não é necessário amamentar o seu bebê ou que fazê-lo deixa de ser conveniente, por motivos que podem incluir o regresso ao trabalho, por exemplo. Em algumas mulheres, o leite materno seca naturalmente, porém na maioria dos casos isso não acontece. No entanto, você pode ficar tranquila, pois o umCOMO fez uma lista com algumas coisas que você pode fazer para secar o leite rápido! Continue lendo e descubra como secar o leite materno naturalmente ou com medicamentos.

 

Quanto tempo demora para secar o leite materno naturalmente?

A amamentação é, normalmente, realizada por cerca de um ano após o nascimento do bebê. Passado esse tempo, é recomendável o bebê deixar o leite pouco a pouco e que você introduza alimentos sólidos na alimentação dele. Quando o bebê deixa de precisar do leite materno, a produção continuada do mesmo pode se tornar bastante desconfortável para a mamãe, daí ser importante secar o leite quando ele não seca naturalmente. Se você necessita reduzir o número de mamadas ou parar a amamentação, existem algumas técnicas para interromper a produção do leite.

Dica: Não esqueça que você pode doar o seu leite materno em bancos de leite e ajudar outra pessoa que o necessita! Você pode retirar o leite com uma bomba, armazenar e levar a quem mais precisa. Contudo, bombear o leite estimula a produção do mesmo pois o organismo interpreta que o bebê necessita de mais alimento. Caso você não queira doar o leite, a bomba de leite deve ser usada apenas em último caso se os seios incharem muito!

O que fazer para secar leite materno naturalmente?

Reduzir a duração e a frequência das mamadas é o primeiro passo para secar leite materno naturalmente, uma vez que o corpo entenderá que a produção já não é necessária. Contudo, o leite pode demorar algum tempo para secar, para além de ser um pouco doloroso. Durante esta fase é recomendável utilizar roupas escuras para esconder possíveis vazamentos que possam ocorrer.

Outra coisa que você deve ter em mente é que não deve tocar ou estimular os seios, pois isso vai dar sinais ao seu corpo de que o bebê precisa de leite, havendo assim mais produção de leite.

Você também deve beber muita água, uma vez que a desidratação aumenta a produção de leite e o desconforto do peito inchado.

Secar leite materno rápido com parlodel

Para secar o leite materno existe um medicamento que deve ser receitado pelo seu médico: o Parlodel. Ele vai agir nas glândulas do leite, fazendo com que o leite seque. Mas lembre-se que você só deve tomar este medicamento segundo indicação do seu médico!

 

Secar leite materno com dostinex

Dostinex é outro dos medicamentos que inibe a produção de leite, diminuindo a produção do hormônio que a provoca. Ele é indicado para tratar a produção de leite fora do período de lactação e gestação. Este medicamento custa entre 80 e 300 reais e também requer receita médica.

 

Remédio caseiro para secar leite materno

As folhas de couve são ótimas para ajudar a secar o leite materno. Você deve tomar um banho quente e colocar duas folhas de couve refrigeradas dentro do seu sutiã. Coloque a folha de couve de forma a que cubra todo o seio e deixe-a durante algumas horas. Substitua-as quando necessário e faça isso por cerca de 4 dias.

 

Chá de sálvia para secar leite

A sálvia também pode auxiliar neste processo, pois contém um estrogênio natural que seca o leite materno, uma substância que também está presente em anticoncepcionais. Você pode encontrá-la em forma de infusão ou tintura. Para mamães em sinal de amamentação, é ideal para secar leite materno rápido.

Consuma uma xícara de sálvia a cada 6 horas, todos os dias. O volume de leite, os caroços, o inchaço e as dores vão diminuir!

Compressa fria para secar leite

Além destes, existem alguns remédios caseiros que você pode aplicar para secar o leite materno. Um deles é aplicar compressas geladas nos seios várias vezes ao dia. Não deve colocar as compressas geladas diretamente sobre a pele, pois pode provocar uma queimadura por frio. Envolva as compressas em toalhas e aplique-as várias vezes ao dia durante cerca de 10 minutos.

Faixa para secar leite materno

Colocar uma faixa sobre os peitos é ideal para as mamães que querem interromper a amamentação sem remédios. Você pode comprar esta faixa em qualquer farmácia, apenas não esqueça de cobrir os mamilos com faze para evitar machucados. Recomendo que você peça ajuda a alguém para que a faixa fique bem apertada e junta ao corpo.

Secar o leite materno com vitamina B6

A vitamina B6 suspende a produção de prolactina no plasma, o que se traduz na produção do leite materno. Contudo, nem todas as pessoas confirmam a veracidade da eficácia desta substância, embora muita gente acredite que funciona mesmo.

Outras informações sobre o leite materno

  • Quando você já não precisa de amamentar o seu bebê, é necessário que as mamas não produzam mais leite, caso contrário a acumulação de leite pode causar mastite. Caso você esteja tendo muitas dificuldades em secar o leite materno naturalmente ou com remédios, consulte o sue médico de imediato.
  • No processo de secagem do leite materno, recomendo que você enrole uma toalha em redor dos peitos e cubra com uma camiseta pois eles podem vazar durante a noite. Além de evitar que você se molhe durante o sono, a toalha também oferece algum conforto.
  • Para diminuir o desconforto e as dores causadas pelo acumulo do leite, você pode tomar um anti-inflamatório, como o Ibuprofeno. Se ainda assim as dores não diminuírem, consulte o seu médico.
  • Evite usar fontes de calor pois as temperaturas altas podem aumentar as dores e estimular a produção de leite materno.
  • Tenha em conta que estas dicas podem funcionar ou não, variando de mamãe para mamãe.

Dica: Confira também esse artigo que explica como massagear os seios empedrados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar o leite materno rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.