Partilhar

Como ser mais ativo

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 2 julho 2018
Como ser mais ativo

O sedentarismo é um problema sério do mundo atual. As pessoas saem do trabalho, onde muitas vezes passam o dia sentadas, e vão para casa descansar para o sofá. As viagens são feitas de carro ou de ônibus, fazendo com que a atividade diária seja quase nula. O sedentarismo pode aumentar o seu peso corporal, reduzir o nível da massa magra, criar problemas nas articulações e no sistema cardiovascular, provocar distúrbios de sono e reduzir a sua energia. Por esses motivos, é essencial manter uma vida ativa, fazendo exercícios diariamente e evitando passar muito tempo sentado. Se está procurando algumas dicas para conseguir fazer esta mudança de estilo de vida, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como ser mais ativo.

Também lhe pode interessar: Como usar o vinagre como anti-séptico
Passos a seguir:
1

Escolha uma boa academia

O primeiro passo para ser mais ativo passa por se inscrever em uma academia. Lá você terá acesso a máquinas e aconselhamento profissional que ajudam a fazer uma iniciação aos hábitos esportivos.

Prefira uma academia em que se sinta bem-vindo. Isso vai fazer com que você cumpra o seu plano de malhação ou aulas coletivas pois, caso a academia seja um local que o intimida, você vai falhar a frequência.

Como ser mais ativo - Passo 1
2

Use uma foto como inspiração

Uma referência de corpo sarado como inspiração é uma boa fonte de motivação. Imprima uma imagem de uma celebridade, amigo ou familiar cuja condição física você admire e olhe para ela sempre que estiver considerando falhar o treino.

3

Faça uma correta higiene do sono

Cortar no período de sono faz com que você tenha menos energia e fique menos ativo no dia seguinte. É essencial dormir entre sete e nove horas por noite, promovendo um sono de qualidade. A falta de sono manifesta-se através da fadiga e da letargia, reduzindo ainda a sua capacidade de combater o estresse.

Dica: Confira como acordar sem sono, acessando esse artigo.

Como ser mais ativo - Passo 3
4

Invista em equipamento

Investir em boas roupas e calçados para a prática física é essencial para aumentar a segurança e o conforto das atividades, mesmo que sejam apenas caminhadas. Usar essas roupas cria a sensação de comprometimento, fazendo com que você se sinta obrigado a justificar o gasto no equipamento, treinando.

5

Melhore a sua dieta

A má alimentação é uma das principais causas da falta de energia. Uma dieta rica em ácidos graxos ajuda a aumentar os níveis de oxigênio no sangue, deixando você fatigado o tempo todo.

Aposte num cardápio rico em peixes de água fria como cavala, salmão, arenque, atum e sardinha. As sementes cruas e as nozes também são uma excelente opção. Evite carboidratos simples como refrigerantes, doces e alimentos processados pois eles sugam sua energia rapidamente.

Também é importante comer poucas porções de cada vez, fazendo mais refeições durante o dia. Pequenas quantidades promovem a boa digestão, oferecendo uma fonte de energia regular e mantendo seu organismo ativo.

Como ser mais ativo - Passo 5
6

Beba muita água

O corpo necessita de água para funcionar corretamente e ter energia durante todo o dia. Algumas pesquisas revelam que a água melhora o desempenho dos atletas, sendo que a desidratação provoca fadiga,

Assim, é essencial beber água cada vez que sentir sede ou em intervalos regulares. Procure beber oito copos diários e aumente esta quantidade antes e depois da atividade física.

Dica: Confira como beber mais água diariamente, lendo esse artigo.

7

Faça escolhas saudáveis

Sempre que tiver uma escolha entre o elevador e as escadas, caminhar ou dirigir, sentar ou ficar de pé, prefira a opção mais ativa.

Se tiver que dirigir, prefira deixar o carro bem longe do seu destino para que possa caminhar um pouco antes de chegar. Quebre o trabalho para esticar as pernas e caminhar na rua ou nas escadas para manter a atividade. Proponha fazer uma reunião a pé no trabalho, caminhando e procure acompanhar seus filhos em suas atividades.

Evite o sedentarismo e o comodismo sempre que possível de forma a manter o organismo ativo e saudável.

Como ser mais ativo - Passo 7
8

Aumente a intensidade gradativamente

Os principiantes devem pegar leve e, progressivamente, começar a aumentar a intensidade dos treinos. Para quem optar por caminhadas, o ideal é começar com 10 a 15 minutos e ir aumentando durante a semana, até chegar aos 30 a 45 minutos.

Sua disposição vai aumentar e, nessa fase, poderá acrescentar novas atividades ao plano de treinos.

9

Agora que já sabe como ser mais ativo, dê uma olhada nesses artigos que podem ser úteis nessa mudança:

Como evitar o sedentarismo

O que comer antes do treino

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais ativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como ser mais ativo

Como ser mais ativo
1 de 5
Como ser mais ativo

Voltar ao topo da página