Acidente vascular cerebral

Como socorrer um paciente com AVC

Como socorrer um paciente com AVC
Imagem: oregional.com.br

O AVC (acidente vascular cerebral) ou derrame cerebral trata-se de um entupimento ou rompimento dos vasos sanguinos presentes no nosso cérebro. Deve saber quais são os sintomas de um AVC para puder ajudar um paciente com AVC. A pessoa que sofre o derrame muitas vezes perde rapidamente a função neurológica, o que leva a uma dificuldade em se mover ou dificuldade em falar. Nos casos mais graves o paciente pode mesmo ficar em coma, convém estar informado também de como se prevenir um acidente cerebrovascular só assim pode evitar passar por este sufoco. Em umComo.com.br descubra como socorrer um paciente com AVC.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas de um AVC
Passos a seguir:
1

Assim que a pessoa se estiver a sentir mal o primeiro passo é correr e ligar para o número da emergência médica, depois observe os sintomas do possível paciente com AVC, veja se este está com fraqueza em um dos braços ou pernas, peça para que levante os dois braços, se ele não conseguir levantar um dos braços já é um indício.

Como socorrer um paciente com AVC - Passo 1
Imagem: semiologiamedica.blogspot.com
2

Observe se o paciente tem dificuldade a entender, peça para ele repetir uma frase e preste atenção. Veja se está com dificuldade em falar, começa a enrolar ou arrastar as palavras.

3

Peça para a pessoa sorrir e veja se a boca começa a ficar torta de um dos lados. Se todos os indícios anteriores forem confirmados o cenário pior está confirmado.

Como socorrer um paciente com AVC - Passo 3
Imagem: nutricy.com.br
4

Reduza a tensão emocional, mantenha um ambiente tranquilo, transmita confiança e afaste os familiares.

5

Promova o estímulo cerebral falando com a pessoa lentamente.

Como socorrer um paciente com AVC - Passo 5
Imagem: ritaloureiro.com
6

Desaperte as roupas, pelo menos ao nível do pescoço e abdômen, tente colocar a vítima o mais confortável possível.

7

Mantenha a temperatura corporal e vigie as funções vitais.

8

Se perceber que o socorro demora muito convém você mesmo levar o paciente com AVC para o hospital. Cada minuto conta, cada minuto pode fazer a diferença para a vítima sobreviver ou não ao AVC. As sequelas por vezes são muito graves, faça o que estiver ao seu alcance para que o paciente seja atendido o mais rapidamente possível.

Como socorrer um paciente com AVC - Passo 8
Imagem: associacaoavc.pt
9

Depois do paciente com AVC estar hospitalizado o tratamento muitas vezes pode ser longo e as sequelas podem ficar para o resto da vida.

Existem dois extremos, os AVC de menor intensidade que raramente deixam sequelas e os de maior intensidade, que grande parte das vezes deixam sequelas visíveis, pode levar à morte e pode ainda causar um estado de dependência, tudo dependerá da extensão da lesão. O paciente com AVC de maior intensidade, pode sofrer de diversas complicações, tanto comportamentais como cognitivas, é frequente apresentar dificuldades em se alimentar, em falar, ter depressões e outras implicações que a imobilidade pode causar. O fator determinante para estas sequelas mais gravosas depende do tempo entre o início do AVC e a assistência médica. Para menor risco de sequelas graves o paciente de AVC deve ser levado de imediato para o hospital, quando o atendimento médico demora mais de 3 horas as sequelas tendem a agravar muito.

Caso se interesse pelo tema como socorrer um paciente com AVC, deve-se informar também de como tratar um acidente vascular cerebral.

Como socorrer um paciente com AVC - Passo 9
Imagem: cuidadocomasaude.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como socorrer um paciente com AVC, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
ANTONIO RIBEIRO DA SILVA
fis um pequeno curso de salva vida queria aprende mais como eu forço
A sua avaliação:
lydia wilma martins
Tenho tremornas mãos, sidificuldade p/levantar, diabetes.procurar alem do meu cardiologista (incontinencia urinária)
Imagem: oregional.com.br
Imagem: semiologiamedica.blogspot.com
Imagem: nutricy.com.br
Imagem: ritaloureiro.com
Imagem: associacaoavc.pt
Imagem: cuidadocomasaude.com
1 de 6
Como socorrer um paciente com AVC