Outros Primeiros socorros

Como socorrer uma vítima de afogamento

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 12 junho 2020
Como socorrer uma vítima de afogamento
Imagem: sempenemkbc.com.br

Pode ser na piscina, no rio ou no mar. Os casos de afogamento são os responsáveis, todos os anos, por levarem muitas pessoas a situações de risco, podendo até mesmo resultar em morte. Saber como socorrer uma vítima de afogamento pode fazer toda a diferença. Veja em umComo.com.br como salvar uma vítima de afogamento.

Índice

  1. Como identificar um afogamento
  2. Como ajudar vítima de afogamento
  3. Primeiros socorros para vítima de afogamento

Como identificar um afogamento

O afogamento ocorre quando a vítima tem as suas vias aéreas inundadas ou há o fechamento da glote (abertura na parte mais estreita da laringe), em decorrência da falta de oxigênio nas células.

Com isso, a vítima pode sofrer diversos danos ao cérebro, já que as células nervosas são as primeiras afetadas. Outra consequência da falta de oxigênio é que o afogado perde o controle dos seus movimentos e fica agitado. Se não for sorrido, perde a consciência.

Como ajudar vítima de afogamento

De forma semelhante a outras situações, conhecer os primeiros socorros em casos diversos pode fazer a diferença entre uma pessoa conseguir ou não sobreviver após um trauma. O afogamento entra nessa categoria.

Se você puder chegar até a vítima nadando, entre na água e aproxime-se dela pelas costas. O mais adequado é segurá-la e manter a pessoa com a cabeça fora da água. Nesse momento, procure acalmá-la e cuide para que a vítima não o agarre.

Por mais que você queira salvar quem esteja se afogando, é preciso que saiba nadar bem e que seja mais forte do que a vítima. Nesse momento, é comum a vítima de debater e machucar quem está tentando salvá-la.

Uma dica para essa hora é chegar à vítima com uma embarcação, da onde poderá tirá-la da água com uma boia, corda ou pedaço de madeira. Se você estiver na praia, chame os salva-vidas. Peça também que alguém ligue para a emergência dos bombeiros discando 193.

Como socorrer uma vítima de afogamento - Como ajudar vítima de afogamento
Imagem: scienceblogs.com.br

Primeiros socorros para vítima de afogamento

Ao retirar o afogado da água, segure-o de modo que o seu peito fique mais alto do que a sua cabeça. Quando a vítima estiver no solo, se consciente, procure tranquilizá-la até que a emergência chegue. Isso vai ajudar a não comprometer ainda mais a sua respiração.

Também é importante que ela permaneça deitada de lado, com a cabeça mais baixa do que o corpo. Essa posição favorece a saída de água dos pulmões ou do estômago, o que você vai acontecer quando ela cuspir o líquido. Em seguida, verifique a sua pulsação e a sua respiração.

Se você constatar que a pessoa não está respirando, ela teve uma parada respiratória e você deverá fazer respiração boca a boca, além de massagear o seu peito. Para tanto, estique o pescoço da vítima para trás, com o queixo para cima.

Tampe o nariz dela com os dedos e aproxime a sua boca da boca da pessoa resgatada e jogue ar para fora, fazendo com que ele entre na boca da vítima. Repita o procedimento até que ela volte a respirar.

Já a massagem cardíaca deve ser feita ainda quando a vítima estiver com as pupilas dilatadas. Além do peito, massageie com força os braços e as pernas. Por fim, mantenha a vítima de afogamento aquecida com uma roupa ou coberta até chegar ao hospital.

Como socorrer uma vítima de afogamento - Primeiros socorros para vítima de afogamento
Imagem: cpr-test.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como socorrer uma vítima de afogamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: sempenemkbc.com.br
Imagem: scienceblogs.com.br
Imagem: cpr-test.org
1 de 3
Como socorrer uma vítima de afogamento