Como socorrer uma vítima de afogamento

Como socorrer uma vítima de afogamento
Imagem: sempenemkbc.com.br

Pode ser na piscina, no rio ou no mar. Os casos de afogamento são os responsáveis, todos os anos, por levarem muitas pessoas a situações de risco, podendo até mesmo resultar em morte. Saber como socorrer uma vítima de afogamento pode fazer toda a diferença. Veja em umComo.com.br como salvar uma vítima de afogamento.

Como identificar um afogamento

O afogamento ocorre quando a vítima tem as suas vias aéreas inundadas ou há o fechamento da glote (abertura na parte mais estreita da laringe), em decorrência da falta de oxigênio nas células.

Com isso, a vítima pode sofrer diversos danos ao cérebro, já que as células nervosas são as primeiras afetadas. Outra consequência da falta de oxigênio é que o afogado perde o controle dos seus movimentos e fica agitado. Se não for sorrido, perde a consciência.

Como ajudar vítima de afogamento

De forma semelhante a outras situações, conhecer os primeiros socorros em casos diversos pode fazer a diferença entre uma pessoa conseguir ou não sobreviver após um trauma. O afogamento entra nessa categoria.

Se você puder chegar até a vítima nadando, entre na água e aproxime-se dela pelas costas. O mais adequado é segurá-la e manter a pessoa com a cabeça fora da água. Nesse momento, procure acalmá-la e cuide para que a vítima não o agarre.

Por mais que você queira salvar quem esteja se afogando, é preciso que saiba nadar bem e que seja mais forte do que a vítima. Nesse momento, é comum a vítima de debater e machucar quem está tentando salvá-la.

Uma dica para essa hora é chegar à vítima com uma embarcação, da onde poderá tirá-la da água com uma boia, corda ou pedaço de madeira. Se você estiver na praia, chame os salva-vidas. Peça também que alguém ligue para a emergência dos bombeiros discando 193.

Imagem: scienceblogs.com.br

Primeiros socorros para vítima de afogamento

Ao retirar o afogado da água, segure-o de modo que o seu peito fique mais alto do que a sua cabeça. Quando a vítima estiver no solo, se consciente, procure tranquilizá-la até que a emergência chegue. Isso vai ajudar a não comprometer ainda mais a sua respiração.

Também é importante que ela permaneça deitada de lado, com a cabeça mais baixa do que o corpo. Essa posição favorece a saída de água dos pulmões ou do estômago, o que você vai acontecer quando ela cuspir o líquido. Em seguida, verifique a sua pulsação e a sua respiração.

Se você constatar que a pessoa não está respirando, ela teve uma parada respiratória e você deverá fazer respiração boca a boca, além de massagear o seu peito. Para tanto, estique o pescoço da vítima para trás, com o queixo para cima.

Tampe o nariz dela com os dedos e aproxime a sua boca da boca da pessoa resgatada e jogue ar para fora, fazendo com que ele entre na boca da vítima. Repita o procedimento até que ela volte a respirar.

Já a massagem cardíaca deve ser feita ainda quando a vítima estiver com as pupilas dilatadas. Além do peito, massageie com força os braços e as pernas. Por fim, mantenha a vítima de afogamento aquecida com uma roupa ou coberta até chegar ao hospital.

Imagem: cpr-test.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como socorrer uma vítima de afogamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.