Como socorrer uma vítima de epilepsia

Como socorrer uma vítima de epilepsia
Imagem: alunosonline.com.br

A epilepsia é uma manifestação clínica comum em diversos tipos de doenças, na verdade ela é uma síndrome causada por alterações temporárias no cérebro, é reversível, mas pode apresentar sinais muito característicos como crises epiléticas parciais ou totais. Se você conhece alguém que tem crises epiléticas, então precisa saber como socorrer uma vítima de epilepsia, pois apesar de não ser uma doença contagiosa, pode causar danos para a pessoa que está tendo crise, se você a socorrer de forma errada, ou não a socorrer. Quer saber mais sobre isso? Então fique atendo às dicas aqui em umComo.com.br!

Passos a seguir:
1

Entenda o ataque epilético

Presenciar um ataque de epilepsia pode ser assustador para quem não está acostumado, convulsões são normais nesse tipo de manifestação clínica. Você saberá que uma pessoa está tendo de fato um ataque, pois verá que ela começará a se debater de maneira bem forte, ou seja, de uma forma violenta.

Os olhos da pessoa que está tendo um ataque podem também ficar virados, mas não se assuste. Todas as manifestações vão normalizar quando o ataque terminar, apenas disso, é importante saber como agir nessa situação, continue lendo o artigo e veja tudo o que você precisa fazer aqui em umComo.com.br!

Imagem: oglobo.globo.com
2

Primeiros cuidados com o epilético

A primeira preocupação que você precisa ter ao ver alguém tendo crise de epilepsia é de não deixá-la ter nenhum ferimento grave no corpo, então segure o corpo do indivíduo, preferencialmente de lado, e tente evitar que ele sofra algum trauma.

O ideal é que você coloque um travesseiro embaixo da cabeça da pessoa, com muito cuidado. Além disso, você também deve abrir lentamente a roupa da pessoa, para que ela não sufoque. Tire também qualquer objeto que possa machucar a pessoa, como relógio ou outros acessórios.

Imagem: globotv.globo.com
3

E a língua, segurar ou não? Muita gente acha que quando alguém está tendo uma crise de convulsão deve segurar a língua do indivíduo, mas isso está errado. Enfiar o dedo na boca de um epilético pode trazer danos para você, pois ele pode morder o seu dedo, e também pode trazer danos para a pessoa que está tendo a crise.

4

Se você já colocou a pessoa de lado, com muito cuidado, é importante que a cabeça também esteja virada lateralmente, assim você evita que a pessoa venha a se afogar com a própria saliva, visto que na crise epilética a salivação fica excessiva e pode ser um grande problema.

Depois que você já evitou que o indivíduo sofra algum ferimento traumático no corpo, e já virou ele de lado para que não sofra de asfixia no período de convulsão, é hora de chamar ajuda especializada. O ideal é que você chame um serviço que possa trazer pessoas especializadas até a sua casa, como por exemplo o SAMU que pode ser acionado pelo telefone, utilizando o número 192.

Imagem: revistapenseleve.com.br
5

Se o atendimento demorar a chegar, fique junto da pessoa que está tendo o ataque e tente prestar atenção no tempo que a crise demora, assim você poderá ajudar o médico na hora do tratamento com essa informação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como socorrer uma vítima de epilepsia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Tem algo a acrescentar? Então deixe um comentário, adoraríamos saber sua opinião!