
As plaquetas desempenham um papel importante no nosso corpo, uma vez que trabalham no processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas determinadas doenças podem fazer que o seu número diminua drasticamente, aumentando o risco de hemorragias se a contagem for inferior a 10.000, por isso é importante estar atento à nossa saúde e acorrer ao médico perante qualquer situação atípica. Se tem alguma condição que fez com que ocorresse esta descida, em umComo explicamos como subir as plaquetas e melhorar a sua saúde.
As plaquetas baixas podem ser causadas por infeções graves, doenças como a Dengue, patologias do Baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K, e por doenças mais graves como a leucemia ou pelo resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subi-las.
Além disso, a opinião de um especialista é fundamental, pois perante uma importante descida das plaquetas será necessário determinar a causa para encontrar o tratamento ideal.
Para começar, durante uma descida das plaquetas é muito importante manter-se hidratado, não só bebendo água mas também consumindo bebidas hidratantes que contenham sais minerais como é o caso do Gatorade e Aquarius, bem como as bebidas de soro líquidas. Se deseja uma alternativa simples e econômica, convidamos você a consultar o nosso artigo sobre como preparar soro oral caseiro, que lhe permitirá recuperar os sais e minerais que o seu corpo precisa.

As frutas cítricas e os vegetais como a cenoura e o aipo são conhecidos por fornecerem uma grande quantidade de vitaminas, é-lhes atribuída a propriedade de subir as plaquetas, claro que tudo dependerá da origem da descida das plaquetas, mas em casos de Dengue funcionam bastante bem.
O recomendável é adicionar à sua dieta bastantes frutas cítricas como os morangos, a laranja, o kiwi, a goiaba ou a mandarina, que lhe trarão nutrientes que lhe farão sentir-se melhor.

Se a origem da baixa contagem de plaquetas for a anemia é importante consumir alimentos ricos em ferro como o espinafre, as lentilhas, a carne magra, o fígado e suplementos de ferro. Deve esforçar-se para melhorar a sua dieta e consumir alimentos que gerem uma importante contribuição de vitaminas e minerais.

Outros alimentos importantes para subir as plaquetas são a goiaba e o pimento vermelho, na América Latina é normal juntá-los num suco, a grande quantidade de vitaminas de ambos ajuda o nosso corpo a produzir mais plaquetas, melhorando a nossa condição e trazendo nutrientes e energia ao nosso corpo.

O repouso é muito importante perante uma descida de plaquetas, deve evitar qualquer esforço e descansar muito, isto ajudará no processo de recuperação, especialmente se tem doenças como o Dengue ou a anemia.
Estas são apenas algumas sugestões, mas se está sofrendo de alguma doença que tenha afetado a sua contagem de plaquetas é importante que fale com o seu especialista sobre quais os alimentos ou medicamentos que pode ingerir para subi-las, porque dependendo da patologia poderá ou não obter resultados satisfatórios.
Se quer conhecer mais acerca deste tema não deixe de consultar o nosso artigo sobre o que são as plaquetas e para que servem e o que fazer se tenho as plaquetas baixas. Além disso, convidamos você a descobrir outros alimentos que sobem as plaquetas, para que os incorpore na sua dieta e melhore a sua saúde.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como subir as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
- Se tem uma contagem de plaquetas baixa deve visitar o seu médico imediatamente.
- Os valores das plaquetas não são um jogo, mante-los dentro dos valores normais é muito importante para o funcionamento do nosso corpo.