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Como substituir a carne na minha dieta

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como substituir a carne na minha dieta

Para as pessoas que começam uma dieta vegetariana ou para quem por determinadas condições de saúde deve diminuir o consumo de proteína anima, é importante saber que alimentos são mais indicados para substituir a carne e manter um está ótimo dos níveis de ferro e nutrientes no nosso corpo. A alimentação equilibrada é fundamental para nos mantermos saudáveis, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como substituir a carne na sua dieta.

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Passos a seguir:
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Determinadas condições, tais como a hipertensão arterial, os triglicéridos elevados, o colesterol alto e outras doenças, podem obrigar a diminuir o consumo de carnes vermelhas e de porco, mas se não conseguirmos gerar um equilíbrio na alimentação é possível que comecemos a ter um défice de nutrientes, como a por exemplo a diminuição dos níveis de ferro. Do mesmo modo se inicia uma dieta vegetariana é muito importante que o seu corpo receba todos os nutrientes que anteriormente vinham da carne, por isso é necessário substituí-la para manter a saúde.

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Um dos melhores substitutos da carne são os legumes, a sua grande variedade faz com que seja difícil cansar-se deles, ao mesmo tempo é muito fácil incorporá-los numa dieta do dia a dia. Comecemos pelas lentilhas que são uma grande fonte de proteína, fibra, vitamina B, minerais e uma excelente opção para combater a prisão de ventre e reduzir o colesterol, além disso a sua preparação é muito simples, pode consumir em guisados, sopas, saladas, como guarnição e usá-las para fazer uns deliciosos hambúrgueres vegetarianos.

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O grão de bico, muito popular na cozinha mediterrânea são outra excelente alternativa para substituir a carne. A sua versatilidade permite incorporá-lo em guisados, sopas, cozidos e além disso podemos fazer com eles um delicioso creme de húmus, uma opção saudável e perfeita para comer em qualquer ocasião. Este tipo de legume não oferece tanta proteína como as lentilhas, no entanto o seu teor de ferro é quase três vezes maior que o da carne, o que o transforma numa opção fantástica para quem tem uma dieta vegetariana.

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O feijão em qualquer das suas variedades é outro dos legumes recomendados e a forma de se cozinhar também pode variar. A sua contribuição para a nossa saúde é enorme, são uma grande fonte de energia.

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A soja é conhecida por ser uma dos melhores substitutos da carne numa dieta, e são imensas as formas como pode ser consumida, por isso é uma alternativa ideal. Pode ser tomada em líquido, no leite ou em bebidas que a contenham, em tofu, em molhos, em rebentos que darão às suas saladas e guisados um toque crocante e delicioso ou em grão. Pode fazer com ela uma enorme variedade de receitas. A soja texturizada é a alternativa para substituir a carne em pratos que normalmente se fazem com proteína animal como os hambúrgueres ou as almondegas.

A soja é a única com 22 tipos diferentes de aminoácidos essenciais, é um grande antioxidante, favorece a retenção e absorção de cálcio e é uma excelente aliada da nossa saúde.

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Os cereais como o arroz, a aveia, o trigo, a cevada e o milho são uma excelente fonte de proteínas, carboidratos e minerais, tornando-se num grupo de alimentos essenciais para todas aquelas pessoas que querem substituir a carne na sua dieta.

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Do mesmo modo os frutos secos são importantes, um punhado diária de nozes, amendoins, amêndoas, pistachos ou sementes de girassol preferivelmente sem sal, oferecem uma boa dose de proteínas, minerais, vitamina E e vários nutrientes que favorecem a nossa saúde. Um excelente e saudável lanche.

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O ovo também é um bom substituto da carne, pode comer sem apenas a clara se pretende evitar o colesterol da gema, ou consumir tudo mas cozinhado de forma saudável, como por exemplo escalfado, cozido e não frito. É uma grande fonte de proteínas e um companheiro ideal para o pequeno-almoço ou para uma salada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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4 comentários
Sara
Olá Aluã, obrigada pelo seu comentário valeu!
Aluã Sena
Wow, gostei muito dessa informação Sara.
Sara
Muito obrigada pelo seu comentário!
cel
muito interessante. É bom saber que não precisa necessariamente substituir os nutrientes com soja, já que com uma alimentação um pouco mais regrada conseguimos nutrientes de outros alimentos que não são bicho morto

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