Partilhar

Como substituir a carne na minha dieta

Como substituir a carne na minha dieta

Para as pessoas que começam uma dieta vegetariana ou para quem por determinadas condições de saúde deve diminuir o consumo de proteína anima, é importante saber que alimentos são mais indicados para substituir a carne e manter um está ótimo dos níveis de ferro e nutrientes no nosso corpo. A alimentação equilibrada é fundamental para nos mantermos saudáveis, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como substituir a carne na sua dieta.

Também lhe pode interessar: É possível viver sem carne?
Passos a seguir:
1

Determinadas condições, tais como a hipertensão arterial, os triglicéridos elevados, o colesterol alto e outras doenças, podem obrigar a diminuir o consumo de carnes vermelhas e de porco, mas se não conseguirmos gerar um equilíbrio na alimentação é possível que comecemos a ter um défice de nutrientes, como a por exemplo a diminuição dos níveis de ferro. Do mesmo modo se inicia uma dieta vegetariana é muito importante que o seu corpo receba todos os nutrientes que anteriormente vinham da carne, por isso é necessário substituí-la para manter a saúde.

2

Um dos melhores substitutos da carne são os legumes, a sua grande variedade faz com que seja difícil cansar-se deles, ao mesmo tempo é muito fácil incorporá-los numa dieta do dia a dia. Comecemos pelas lentilhas que são uma grande fonte de proteína, fibra, vitamina B, minerais e uma excelente opção para combater a prisão de ventre e reduzir o colesterol, além disso a sua preparação é muito simples, pode consumir em guisados, sopas, saladas, como guarnição e usá-las para fazer uns deliciosos hambúrgueres vegetarianos.

3

O grão de bico, muito popular na cozinha mediterrânea são outra excelente alternativa para substituir a carne. A sua versatilidade permite incorporá-lo em guisados, sopas, cozidos e além disso podemos fazer com eles um delicioso creme de húmus, uma opção saudável e perfeita para comer em qualquer ocasião. Este tipo de legume não oferece tanta proteína como as lentilhas, no entanto o seu teor de ferro é quase três vezes maior que o da carne, o que o transforma numa opção fantástica para quem tem uma dieta vegetariana.

4

O feijão em qualquer das suas variedades é outro dos legumes recomendados e a forma de se cozinhar também pode variar. A sua contribuição para a nossa saúde é enorme, são uma grande fonte de energia.

5

A soja é conhecida por ser uma dos melhores substitutos da carne numa dieta, e são imensas as formas como pode ser consumida, por isso é uma alternativa ideal. Pode ser tomada em líquido, no leite ou em bebidas que a contenham, em tofu, em molhos, em rebentos que darão às suas saladas e guisados um toque crocante e delicioso ou em grão. Pode fazer com ela uma enorme variedade de receitas. A soja texturizada é a alternativa para substituir a carne em pratos que normalmente se fazem com proteína animal como os hambúrgueres ou as almondegas.

A soja é a única com 22 tipos diferentes de aminoácidos essenciais, é um grande antioxidante, favorece a retenção e absorção de cálcio e é uma excelente aliada da nossa saúde.

6

Os cereais como o arroz, a aveia, o trigo, a cevada e o milho são uma excelente fonte de proteínas, carboidratos e minerais, tornando-se num grupo de alimentos essenciais para todas aquelas pessoas que querem substituir a carne na sua dieta.

7

Do mesmo modo os frutos secos são importantes, um punhado diária de nozes, amendoins, amêndoas, pistachos ou sementes de girassol preferivelmente sem sal, oferecem uma boa dose de proteínas, minerais, vitamina E e vários nutrientes que favorecem a nossa saúde. Um excelente e saudável lanche.

8

O ovo também é um bom substituto da carne, pode comer sem apenas a clara se pretende evitar o colesterol da gema, ou consumir tudo mas cozinhado de forma saudável, como por exemplo escalfado, cozido e não frito. É uma grande fonte de proteínas e um companheiro ideal para o pequeno-almoço ou para uma salada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir a carne na minha dieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como substituir a carne na minha dieta

4 comentários
Sara
Olá Aluã, obrigada pelo seu comentário valeu!
Aluã Sena
Wow, gostei muito dessa informação Sara.
Sara
Muito obrigada pelo seu comentário!
cel
muito interessante. É bom saber que não precisa necessariamente substituir os nutrientes com soja, já que com uma alimentação um pouco mais regrada conseguimos nutrientes de outros alimentos que não são bicho morto

Como substituir a carne na minha dieta
Como substituir a carne na minha dieta

Voltar ao topo da página