Partilhar

Como superar a crise da meia-idade

Por Ana Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como superar a crise da meia-idade
Imagem: movimentação.blogspot.com

A sensação de que o melhor da vida ficou pra trás aterroriza homens e mulheres na faixa dos 40 - 50 anos. A chamada “crise da meia-idade” acontece, principalmente, pela dificuldade em lidar com as mudanças físicas e pode causar um transtorno mental muito grande, se não tratada com cuidado. Essa é uma fase, também, em que homens e mulheres começam a ter uma visão negativa de sua imagem, é um período de grande insatisfação pessoal. Mas, não se desespere. Veja, em umComo, o que fazer para lidar bem consigo mesma em qualquer etapa de sua vida e a superar a crise da meia-idade com o entusiasmo e alegria dos seus 20 e poucos anos.

Também lhe pode interessar: Como superar a frustração
Passos a seguir:
1

Aprenda com a primeira fase de sua vida - a expectativa de vida das pessoas tem aumentado com os anos. Assim, é de suma importância que se tire um aprendizado de cada ano de vida. Pois, ao chegar aos 40-50 anos, você já saberá muito a seu respeito, quais são seus limites, suas dificuldades e trabalhe em cima disso. É uma ótima oportunidade para colocar em prática aqueles desejos antigos que não teve oportunidade. É hora de ir em busca de algo que, realmente, seja importante para você: faça aquela viagem dos seus sonhos, conheça novos lugares e pessoas. Nunca é tarde para aproveitar as coisas boas da vida.

2

Invista em novas possibilidades - não tenha medo de acreditar mais em você e no seu potencial. Caso já tenha se aposentado, ou esteja com a aposentadoria próxima, mude-se para o interior, como planejou há anos.

3

Mantenha seu cérebro trabalhando - não permita que seu cérebro atrofie e faça com que ele trabalhe diariamente, com leituras, passatempos e mantenha a saúde do seu corpo também. Se não praticava exercícios antes, comece a fazê-lo. A prática de esportes irá te auxiliar a manter a saúde corporal e mental.

Como superar a crise da meia-idade - Passo 3
Imagem: .saude.ig.com.br
4

Mantenha seus amigos e familiares por perto - ter com quem conversar abertamente sobre suas angústias irá te ajudar. Eles poderão te ajudar a superar essa crise e a não cair em uma depressão profunda.

5

Orgulhe-se de suas conquistas e das coisas boas que te aconteceram - nada de ficar na neura pensando sempre negativo e em tudo o que perdeu durante os anos que se passaram. Pense em tudo o que conquistou, em sua esposa, em seus filhos, em seus amigos, e saiba olhar tudo de uma forma nova. A vida pode ser bem mais atraente do que a gente pinta.

6

Aceite as mudanças do seu corpo - a idade chega para todo mundo e chegou para você. Aceite que não terá mais o mesmo pique de quando era mais jovem, mas a prática de atividade física te ajudará a manter-se sempre ativo. A disfunção erétil é outra grande ameaça quando se chega à meia-idade. Procure um médico e peça para que ele te receite medicamento ou uma terapia sexual. Não fique com receio e nem envergonhado por isso. É algo comum durante essa etapa da vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a crise da meia-idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como superar a crise da meia-idade

Como superar a crise da meia-idade
Imagem: movimentação.blogspot.com
Imagem: .saude.ig.com.br
1 de 2
Como superar a crise da meia-idade

Voltar ao topo da página