Como superar a frustração

Como superar a frustração

Muitas vezes dizemos que nos sentimos frustrados, e em outras, sem saber, estamos mesmo. A frustração é um sentimento de impotência perante uma situação, um desejo, uma esperança ou expectativa não cumprida. Ainda que a frustração seja um sentimento normal, a maneira como a enfrentamos é o que faz com que seu curso ganhe relevância em nós ou não. De seguida, damos-lhe certas recomendações para lidar com a frustração.

Passos a seguir:
1

Reconhecimento dos limites. É fundamental ter em conta quais são nossas limitações e até onde podemos conseguir aquilo a que nos propomos. Existem também obstáculos externos que não dependem de nós.

2

Aceitação. Evite inventar desculpas, voltar à situação ou imaginar outros desenlaces. Você deve aceitar a realidade.

3

Evite pensar constantemente na situação. Pensar uma vez atrás da outra no que aconteceu não vai mudar a situação. Você deve tratar de seguir em frente e aprender com isso.

4

Conte com seus seres queridos. Quando você sentir que está enfrentado com uma situação que lhe gera frustração, fale com seus seres queridos sobre como você se sente. Eles lhe oferecerão apoio e talvez lhe mostrem aspectos que você não tinha considerado.

5

Flexibilidade. Quando temos expectativas, objetivos ou desejos, temos que levar em consideração os diversos rumos que estes podem tomar. Você deve estar preparado para as diferentes coisas que podem acontecer, não deve se focar numa única opção.

6

Redução de expectativas. Trate de não colocar muita expectativa nas situações, já que desta forma você estimula este tipo de sentimento.

7

Aprenda com os erros. Você não deve se culpar pelo que aconteceu, pelo contrário, deve aprender com a experiência e deste modo tirar o melhor proveito possível.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a frustração, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.