Partilhar

Como superar a insegurança

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como superar a insegurança

A falta de segurança é um sentimento relativamente comum nas pessoas diante de determinadas situações, inclusive, as diferentes, onde não se sabe quais podem ser as consequências. No entanto, quando esse sentimento é frequente e chega até mesmo a atrapalhar a convivência da pessoa com os demais é importante saber como superar a insegurança. Para entender mais sobre o assunto e até mesmo como reverter a situação, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como tratar a insegurança
Passos a seguir:
1

Sentir insegurança perante um evento novo, um desafio ou um obstáculo inesperado, nas mais diversas situações da vida é normal. Muitas vezes, a falta se segurança é uma consequência do medo de algo específico, como de um animal, de uma pessoa ou de uma situação de perigo, ou mesmo de errar perante uma dada circunstância. Nessas situações, superar a insegurança basicamente consiste em tomar uma atitude, impor-se, expressar-se ou mesmo recuar se for o mais seguro para si.

Como superar a insegurança - Passo 1
2

No entanto, existem pessoas que são inseguras e não apenas passam por momentos de insegurança. Superar esse sentimento sim é de extrema necessidade, pois a quem falta segurança é bem provável que não tenha uma vida completa. Ou seja, na prática, a insegurança faz com que o indivíduo deixe de falar o que gostaria, de opinar, não realiza os seus sonhos, se amedronta com facilidade, prefere se manter na zona de conforto, não toma iniciativas, etc. Todas essas situações costumam se transformar em empecilhos no dia a dia.

3

Portanto, o primeiro passo para superar esse sentimento é fazer uma auto avaliação e identificar qual a causa primária da sua insegurança. Pense se a falta de segurança é algo antigo ou se mais recentemente se manifestou. Isso vai ajudar a identificar o período da vida em que houve algo que provocou essa insegurança permanente. É bem possível que o indivíduo inseguro seja assim desde a infância, quando a sua personalidade se formou.

4

Crianças com pais que não a motivaram a ser uma pessoa segura e que nem receberam esse incentivo de outras pessoas têm grande tendência de se tornarem adultos inseguros. Muitas vezes pode ser necessária ajuda de um profissional para identificar a razão da insegurança, ainda mais se estiver relacionada a fatos muito antigos, que podem ter sido até mesmo guardados em seu inconsciente. No entanto, também é possível buscar isso sozinho, sendo que em diversos casos a insegurança está associada à baixa autoestima.

5

Quem tem baixa autoestima costuma criticar de forma excessiva a si mesmo, achar que nunca faz as coisas certas, ou seja, a pessoa não se valoriza. Por causa disso, não raro, acaba se preocupando em excesso com a opinião alheia, esperando uma aprovação dos demais a respeito dos seus atos. Assim, para trabalhar a falta de confiança é preciso melhorar a sua autoestima, amando a si mesmo e aceitando-se como é. Mas isso não significa que não podemos estar sempre nos aprimorando para melhor, desde que nos sintamos felizes com as mudanças.

Como superar a insegurança - Passo 5
6

Mesmo depois de saber o que ocasionou a insegurança pode ser difícil mudar, no entanto, entender porque tomamos determinadas atitudes já é uma forma de mudança, pois a partir disso as situações são encaradas com um novo olhar. Assim, ter segurança é uma questão de tempo, o que pode demorar mais ou menos, conforme o ritmo de cada pessoa. Existem livros, cursos e profissionais que podem ajudar com técnicas para melhorar a sua autoestima e segurança. Outra dica é sair da zona de conforto, ao experimentar situações novas e nunca se isolar do contato com as demais pessoas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a insegurança, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como superar a insegurança

Como superar a insegurança
1 de 3
Como superar a insegurança

Voltar ao topo da página