Partilhar

Como suportar o calor no verão

Como suportar o calor no verão

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, é sempre necessário tomar medidas para combater o calor e evitar que ele traga consequências negativas para nossa saúde. Além disso, existem determinados grupos de risco que devem ser ainda mais precavidos, como é o caso das pessoas idosas ou das crianças. Para que não pegue você desprevenido, neste artigo de umComo.com.br, damos em detalhes alguns conselhos sobre como suportar o calor no verão.

Também lhe pode interessar: Como se refrescar no verão
Passos a seguir:
1

Na hora de suportar o calor no verão, deve considerar que variará muito em função da área geográfica onde se resida, já que existem áreas bem mais quentes que outras. Ainda assim, os fatores que devemos levar em conta serão os mesmos para todos e devemos prestar especial atenção aos grupos de risco como pessoas de idade avançada, crianças, doentes.

Como suportar o calor no verão - Passo 1
2

Desta forma, será indispensável que evite sair de casa e fazer atividades físicas durante as horas de maior calor, isto é, as horas centrais do dia: das 12h às 16h. Caso tenha que fazê-lo obrigatoriamente, deverá usar roupas leves e de cores claras; sapatos que permitam que os pés transpirem; e recomenda-se proteger a cabeça com bonés ou chapéus e usar óculos de sol. Com isso ajudaremos a prevenir a insolação ou golpe de calor.

3

Manter a casa fresca também nos ajudará a enfrentar os efeitos adversos do calor. Para isso, deverá: fechar portas e janelas durante as horas com maior incidência dos raios solares; poderá recorrer a ventiladores e ar-condicionado (sempre de forma responsável); abrir pela noite para que corra o ar... Você pode ver aqui mais conselhos sobre como manter a casa fresca no verão.

4

Também será indispensável beber muitos líquidos para nos manter hidratados, já que as altas temperaturas facilitam a desidratação e têm graves consequências para nossa saúde. Desta forma, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, mas também pode ser reforçado com sucos naturais, leite, etc. É fundamental beber antes de ter sede.

5

Os eletrodomésticos e demais aparelhos eletrônicos também são uma fonte de calor por si mesmos, e por isso você deverá desligar tudo aquilo que não esteja utilizando. Assim como, também se recomenda não cozinhar nem lavar a roupa durante as horas de maior calor, já que geraremos mais umidade no ambiente e, portanto, aumentará a sensação de calor.

6

Na hora de comer, recomenda-se optar por pratos frescos e leves, que ajudarão você a não se sentir pesado, nem terão um valor calórico excessivo. Alguns exemplos do que você pode preparar são saladas, cremes, sopas frias, vitaminas.

7

Procure atividades refrescantes, como ir à praia ou à piscina tomar um banho, para baixar de forma natural sua temperatura corporal. Caso não tenha ar condicionado em casa, outra boa opção pode ser visitar shoppings, ir ao cinema, etc., onde você poderá se manter fresco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como suportar o calor no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como suportar o calor no verão

Como suportar o calor no verão
1 de 8
Como suportar o calor no verão

Voltar ao topo da página