Como surgiu o vírus Ebola

Como surgiu o vírus Ebola
Imagem: mundoeducacao.com

Existe um vírus contagioso que, pouco a pouco, tem vindo a se espalhar por todos os continentes e a causar o pânico na população. Trata-se do vírus Ebola, ou Febre Hemorrágica Ebola, considerado um dos mais mortais até hoje conhecidos. Os sintomas começam a se manifestar cerca de 1 a 2 semanas após o contágio e, apesar de numa primeira fase se assemelharem aos sintomas da Malária e Dengue, distinguem-se principalmente por sangramentos em órgãos internos. Se você tem curiosidade em saber como surgiu o vírus Ebola, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Passos a seguir:
1

Apesar de atualmente estar sendo muito falado, o vírus Ebola foi detetado pela primeira vez no ano de 1976 em Yambuku, uma aldeia na República Democrática do Congo, por um cientista belga chamado Peter Piot.

2

Simultaneamente foi detetado no Sudão, tendo causado a morte a cerca de 436 pessoas. Nas décadas seguintes, aconteceram mais de 20 outros surtos, todos manifestados na África Central.

Imagem: newworldencyclopedia.org
3

O mais recente surto de Ebola teve origem na Guiné Conacri, junto da região fronteiriça com a Libéria e com a Serra Leoa, em 2013, devido ao contato com um morcego infetado.

4

O Ebola é um vírus altamente infeccioso que pode ser contraído a partir de humanos ou de animais, sobretudo dos morcegos frutívoros, hospedeiros naturais e que se crê serem imunes à doença.

Imagem: news.discovery.com
5

Os animais que se alimentarem de frutas contaminadas com a saliva dos morcegos pegam o Ebola, e este é transmitido aos humanos através das fezes, sangue ou ingestão da própria carne desses animais, nomeadamente javali.

6

Por sua vez os humanos transmitem Ebola uns aos outros através da saliva, sangue, sêmen e suor. Como o risco de infeção é tão alto, pessoas infectadas são colocadas em quarentena e o pessoal médico que lida com elas deve vestir uma proteção especial.

Imagem: dw.de

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o vírus Ebola, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.