Partilhar

Como ter um bom descanso

Como ter um bom descanso

Para que seu corpo e sua mente funcionem de forma total é necessário ter um bom descanso. O sono é a chave do nosso desempenho durante o dia. Um descanso adequado melhora nossa capacidade de aprender, nosso estado de ânimo e inclusive nosso desempenho no trabalho. Enquanto dormimos nosso corpo continua trabalhando, e é durante o sono que tecidos são consertados, o sistema imunológico se fortalece e o estresse diminui, fomentando uma vida saudável e ativa. Aqui apresentamos algumas ideias que ajudam você a ter um bom descanso.

Também lhe pode interessar: Como acordar cedo de bom humor
Passos a seguir:
1

Evite o consumo de bebidas estimulantes. Não consuma cafeína nem bebida alcoólica pelo menos seis horas antes de dormir. No entanto, pode substituí-las por infusões relaxantes ou bebidas sem cafeína. Recomenda-se tomar um copo de leite antes de dormir, pois favorece o relaxamento e estimula um descanso adequado.

2

Gere um clima propício. Deve fazer que seu quarto seja um lugar agradável onde possa descansar. Isso inclui uma temperatura adequada, a maior escuridão possível e evitar barulhos que interrompam o descanso. É por isso que é recomendável dormir com as janelas fechadas, desligar a televisão e evitar a presença de telefones dentro do quarto.

3

Hábitos alimentares. Antes de dormir deve comer algo leve, não é bom dormir de estômago cheio nem vazio. Recomenda-se uma comida equilibrada, leve e saudável pelo menos três horas antes de deitar.

4

Atividade física. O exercício aeróbico diário, durante 15 minutos, favorece o ciclo do sono. Este deve ser feito durante o dia, evite fazê-lo à noite pois dificulta o relaxamento do corpo. No entanto, antes de dormir podem ser feitos exercícios de relaxamento, respiração ou ioga.

5

Rotina do sono. Tente deitar e levantar sempre na mesma hora. Os hábitos de sono são muito importantes para seu corpo. Também não se recomenda dormir de bruços pois pode dificultar a respiração e interromper o descanso.

6

Evite o cochilo depois do almoço. Dessa maneira, quando a noite chegar você terá a necessidade de um bom descanso.

7

Banho quente antes de deitar. Tente tomá-lo pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Dessa maneira, o corpo relaxa e a mudança de temperatura no corpo também provoca sono.

8

Deite só quando sentir sono. Se não puder dormir, saia da cama, leia um livro ou faça alguma atividade relaxante. Volte para a cama quando o sono aparecer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter um bom descanso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Um colchão e um travesseiro adequados são recomendáveis para favorecer um bom descanso.

Escrever comentário sobre Como ter um bom descanso

2 comentários
Vernildo SIlva
tenho o hábito de acordar no mesmo horário independente da hora em que vou pra cama, isso as vezes interfere na condução da minha vida diária bem como no desempenho das minhas atividades. Mas é meu organismo que funciona assim. Posso esta extremamente cansado, deu a hora certa pronto ACORDO. Isso é algum distúrbio?
sarah
Desculpa não quero prejudicar ninguém só queria q falasse mais sobre isso mais VC é uma pessoa inteligente parabéns serio♥
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sarah, muito obrigada pelo seu comentário. Poderá consultar mais artigos sobre dormir bem aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/17514/q/dormir%20bem

Como ter um bom descanso
Como ter um bom descanso

Voltar ao topo da página