Partilhar

Como ter uma boca saudável

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2018
Como ter uma boca saudável
Imagem: falandodevidacf.blogspot.pt

Mais de 88% dos brasileiros que nunca foram ao dentista possuem problemas dentais e não sabem. Para evitar isso, os especialistas aconselham seguir uma higiene bucal adequada e fazer revisões periódicas para poder detectar a tempo qualquer tipo de transtorno. Gengivas, dentes, lábios e mucosas interiores fazem parte da boca, uma das áreas mais delicadas do corpo. É importante cuidar e proteger cada um destes elementos para prevenir doenças na boca, tão chatas e dolorosas. A seguir, em umComo explicamos a você os truques para ter uma boca saudável e limpa.

Também lhe pode interessar: Por que tenho a boca seca
Passos a seguir:
1

Reduza o consumo de açúcar (que provoca a acumulação de placa bacteriana que ataca o esmalte e aumenta o risco de cáries), de bebidas com gás (que podem causar a erosão do esmalte) e de café (é um dos grandes inimigos da brancura dental). Por outro lado a ingestão de alimentos muito frios e muito quentes provoca um contraste de temperatura na boca tornando-a mais sensível.

2

Para manter seus dentes saudáveis, cuide deles escovando-os três vezes por dia durante 2 ou 3 minutos. O fio dental, a escova lingual e o colutório devem fazer parte do seu "kit" dental básico; não abusar dos branqueadores e fazer uma limpeza profissional pelo menos uma vez por ano.

3

Fumar potencia o aparecimento de tártaro na boca, deixa os dentes amarelos e predispõe à perda dos mesmos, favorecendo também o aparecimento de carcinomas orais. Por isso, fumar é algo que deve evitar.

4

As mulheres são mais propensas a sofrer de problemas bucais e dentais do que os homens, devido às mudanças hormonais produzidas com a menstruação e a gravidez. Durante estes períodos da vida, as gengivas costumam sangrar e inflamar mais. Na menopausa também acontece pois a queda de estrogênio provoca mudanças nas gengivas e no osso que sustenta os dentes.

5

Apesar de não ser um dos principais motivos, se um familiar direto tiver tendência a ter gengivas sensíveis, existe maior predisposição a sofrer deste problema.

6

Se tomar antibióticos, pílula anticoncepcional, anti-histamínicos, tranquilizantes, analgésicos ou antidepressivos durante um tempo prolongado, a quantidade e a qualidade da saliva diminui, deixando a boca mais desprotegida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter uma boca saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como ter uma boca saudável

Como ter uma boca saudável
Imagem: falandodevidacf.blogspot.pt
Como ter uma boca saudável

Voltar ao topo da página