Partilhar

Como ter uma gravidez saudável

Por Sara Viega. Atualizado: 3 julho 2018
Como ter uma gravidez saudável

Quando uma mulher está grávida é muito importante que se cuide mais do que nunca, pois em seu interior está crescendo e se desenvolvendo uma nova vida; se acrescentarmos a isto as mudanças que a gestação origina no corpo feminino, as razões para cuidar-se duplicam. Por isso, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que você descubra como ter uma gravidez saudável; leia e tome nota.

Também lhe pode interessar: É normal ter sangramento na gravidez?

Suplementos vitamínicos

Se você for ao ginecologista enquanto estiver tentando ficar grávida, o mais provável é que ele lhe recomende tomar vitaminas e minerais que lhe ajudarão para um correto desenvolvimento do feto desde o primeiro momento de sua concepção.

Alguns exemplos são o iodo que é muito importante porque contribui para a formação do cérebro do feto e para seu desenvolvimento neuronal. O ácido fólico que é um tipo de vitamina B cuja função é evitar os defeitos do tubo neural, como, por exemplo, a espinha bífida. Outro claro exemplo de complexo vitamínico é o ferro, cuja função é evitar a anemia gestacional, muito frequente porque o bebê pode chegar a esgotar as reservas de ferro de sua mãe.

Não beber álcool nem fumar

Todos sabemos que tanto o fumo como o álcool são ruins para a saúde, por isso o melhor é deixar de fumar antes de ficar grávida. Se a mulher fuma durante sua gravidez, expõe seu feto a um parto prematuro, separação prematura da placenta, morte súbita infantil ou ao aparecimento de doenças respiratórias, entre outros riscos.

Quanto ao álcool, se a mulher continuar bebendo ao longo de sua gravidez também implicará um risco para o futuro bebê, pois aumentam as possibilidades de aborto espontâneo, de baixo peso ao nascer e a presença de alterações no sistema nervoso.

Uma alimentação saudável

Uma correta alimentação é muito importante durante os nove meses da gravidez, porque o crescimento do feto dá-se graças aos nutrientes que sua mãe fornece através da alimentação. É conveniente que a mãe tenha uma alimentação variada, saudável e rica em peixes e carnes brancas, frutas, legumes e verduras e que evite comer gorduras e frituras bem como produtos de panificação industrializados.

Quando a mulher está grávida não deve comer carnes nem peixes crus nem todos esses alimentos que possam transmitir a toxoplasmose.

Exercício físico

É necessário que a grávida realize algum esporte porque isso ajuda a preparar o corpo para as mudanças sofridas durante a gravidez, o aumento de barriga, e a tonificar a musculatura para o parto. Mas não se pode realizar qualquer tipo de esporte, mas sim aqueles em que não se corra nenhum risco de quedas ou lesões e não gerem fadiga demais. Alguns exemplos de esportes que podem ser praticados são a natação, o pilates ou a ioga.

Cuidar da pele

Durante a gravidez a pele sofre muitas mudanças, principalmente na zona do abdômen e dos seios, além das alterações hormonais que têm lugar no corpo da mulher e que também podem afetar a sua pele, ocasionando manchas e marcas. Por estes motivos é necessário hidratá-la diariamente e evitar a exposição aos raios solares.

Leia também: Cólicas na gravidez, é normal? - Tipos de dor de cada mês

Evitar o estresse

A grávida deve evitar qualquer situação que se torne estressante, pois estas provocam dores que afetam o feto, podendo fazer com que no futuro seja um bebê nervoso.

Sugestão: Como se cuidar durante a gravidez

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter uma gravidez saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É muito importante ir a todos os exames pré-natais e não pular nenhum, já que ao longo da gravidez são realizados testes para comprovar que todo o processo esteja correndo bem.
  • Siga estas recomendações para que você tenha uma gravidez saudável e um bebê perfeitamente são.

Escrever comentário sobre Como ter uma gravidez saudável

Como ter uma gravidez saudável
Como ter uma gravidez saudável

Voltar ao topo da página