menu
Partilhar

Como ter uma higiene mental adequada

Como ter uma higiene mental adequada

Os hábitos saudáveis são importantes tanto para o corpo como para a mente. No entanto, os hábitos de higiene mental não costumam estar incorporados dentro das caraterísticas de um estilo de vida saudável. Se tivermos hábitos de higiene mental adequados, podemos prevenir várias doenças e transtornos que têm raiz nos nos nossos medos, ansiedades, representações. É por isso, que se considera de extrema importância, tratar de incorporar certos hábitos para ter uma adequada higiene mental.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma criança com retardo mental
Passos a seguir:
1

Auto-estima. É fundamental cuidar da sua auto-estima, não se deixe levar pelos modelos sociais. Tem que começar a valorizar as suas aptidões e capacidades. Para ter uma higiene mental adequada deve começar por si.

2

Pensamento positivo. A realidade não vai mudar, mas nós podemos mudar a nossa atitude perante ela. Trate de evitar as preocupações excessivas e seja otimista. Pense se estas situações merecem que lhe dedique tanta energia.

3

Enfrente situações. Muitas vezes a resolução de um conflito depende da nossa atitude, outras vezes, não depende de nós. Centre-se apenas naquelas questões que estão ao seu alcance.

4

Exercício físico. O exercício físico permite a libertação de endorfinas, também conhecidas como as hormonas da felicidade. Desta forma, não cuidamos apenas do nosso corpo, mas também da nossa mente.

5

Exercício mental. Os exercícios de relaxamento e respiração são fundamentais para ter uma higiene mental adequada. Também se recomenda a realização de atividades que mantenham a mente ativa, como por exemplo, fazer crucigramas, ler, etc.

6

Necessidades básicas. Um descanso adequado e uma alimentação adequada, são fundamentais para poder enfrentar o dia. A nossa mente também necessita de energia para funcionar corretamente.

7

Relações sociais. Os nossos afetos são uma parte importante da nossa vida. Partilhar momentos, sentir-se amado e contar com ente queridos, faz parte da nossa saúde mental.

8

Balanço do dia. Um exercício que nos permite melhorar este hábitos, é anotar os aspetos positivos e negativos do dia. Desta forma, podemos avaliar como podemos melhorar aquilo que consideramos como negativo e valorizar o que foi positivo.

9

Desfrutar. Para ter uma boa higiene mental, temos que nos permitir desfrutar das pequenas coisas que nos acontecem durante o dia, valorizar o que temos e sentirmo-nos agradecidos pelas oportunidades que temos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter uma higiene mental adequada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

9 comentários
A sua avaliação:
Alexandre
obrigado Sara isso me ajudou muito para um trabalho
José vitor
Sara vc podia por a tradução dês palavras difíceis
edna
Foi ótima a minha pesquisa,me surpreendeu,tirei todas as minhas dúvidas..,
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edna, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Julio Cesar
Me ajudou muito, além do site ser ótimo, sara, você é uma gata
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Julio, muito obrigada pela visita e continue nos acompanhando :)
pedro fellipe
isso tá me ajudando muito obrigado por isso!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Pedro, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
Fernanda
Muito obrigado pela matéria, me ajudou muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda, obrigada nós pela sua visita ;)
julio cesar fernandes
voces nao tao ajudando
julio cesar
Tão sim
Amateu Teuamau
Gostaria de saber o que fazer quando só penso em secreções anais durante todo o dia no meu trabalho e não consigo obter higiene mental nem jogando xadrez Obrigado desde já
Usuário anônimo
porque tenque botar texto pequeno
Como ter uma higiene mental adequada
Como ter uma higiene mental adequada

Voltar ao topo da página