Nutrição e Saúde Mental

Como ter uma higiene mental adequada

Como ter uma higiene mental adequada

Os hábitos saudáveis são importantes tanto para o corpo como para a mente. No entanto, os hábitos de higiene mental não costumam estar incorporados dentro das caraterísticas de um estilo de vida saudável. Se tivermos hábitos de higiene mental adequados, podemos prevenir várias doenças e transtornos que têm raiz nos nos nossos medos, ansiedades, representações. É por isso, que se considera de extrema importância, tratar de incorporar certos hábitos para ter uma adequada higiene mental.

Passos a seguir:
1

Auto-estima. É fundamental cuidar da sua auto-estima, não se deixe levar pelos modelos sociais. Tem que começar a valorizar as suas aptidões e capacidades. Para ter uma higiene mental adequada deve começar por si.

2

Pensamento positivo. A realidade não vai mudar, mas nós podemos mudar a nossa atitude perante ela. Trate de evitar as preocupações excessivas e seja otimista. Pense se estas situações merecem que lhe dedique tanta energia.

3

Enfrente situações. Muitas vezes a resolução de um conflito depende da nossa atitude, outras vezes, não depende de nós. Centre-se apenas naquelas questões que estão ao seu alcance.

4

Exercício físico. O exercício físico permite a libertação de endorfinas, também conhecidas como as hormonas da felicidade. Desta forma, não cuidamos apenas do nosso corpo, mas também da nossa mente.

5

Exercício mental. Os exercícios de relaxamento e respiração são fundamentais para ter uma higiene mental adequada. Também se recomenda a realização de atividades que mantenham a mente ativa, como por exemplo, fazer crucigramas, ler, etc.

6

Necessidades básicas. Um descanso adequado e uma alimentação adequada, são fundamentais para poder enfrentar o dia. A nossa mente também necessita de energia para funcionar corretamente.

7

Relações sociais. Os nossos afetos são uma parte importante da nossa vida. Partilhar momentos, sentir-se amado e contar com ente queridos, faz parte da nossa saúde mental.

8

Balanço do dia. Um exercício que nos permite melhorar este hábitos, é anotar os aspetos positivos e negativos do dia. Desta forma, podemos avaliar como podemos melhorar aquilo que consideramos como negativo e valorizar o que foi positivo.

9

Desfrutar. Para ter uma boa higiene mental, temos que nos permitir desfrutar das pequenas coisas que nos acontecem durante o dia, valorizar o que temos e sentirmo-nos agradecidos pelas oportunidades que temos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter uma higiene mental adequada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Alexandre
obrigado Sara isso me ajudou muito para um trabalho
José vitor
Sara vc podia por a tradução dês palavras difíceis
edna
Foi ótima a minha pesquisa,me surpreendeu,tirei todas as minhas dúvidas..,
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edna, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Julio Cesar
Me ajudou muito, além do site ser ótimo, sara, você é uma gata
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Julio, muito obrigada pela visita e continue nos acompanhando :)
pedro fellipe
isso tá me ajudando muito obrigado por isso!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Pedro, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
Fernanda
Muito obrigado pela matéria, me ajudou muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda, obrigada nós pela sua visita ;)
julio cesar fernandes
voces nao tao ajudando
julio cesar
Tão sim
Amateu Teuamau
Gostaria de saber o que fazer quando só penso em secreções anais durante todo o dia no meu trabalho e não consigo obter higiene mental nem jogando xadrez Obrigado desde já
Usuário anônimo
porque tenque botar texto pequeno
Como ter uma higiene mental adequada