Como ter uma vagina saudável

Como ter uma vagina saudável

Saber como ter uma vagina saudável é a maneira ideal de evitar infecções e outros problemas de saúde associados ao órgão genital. Para tanto, bastam algumas atitudes e hábitos simples. Para saber quais são os mais importantes entre eles confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do assunto.

Passos a seguir:
1

Ao contrário do que muitas mulheres podem achar usar a ducha vaginal não é a forma mais adequada de manter a vagina limpa. Esse método altera o pH da região, tornando-a menos ácida, o que a deixa mais propensa a desenvolver infecções. O mesmo serve para os sabonetes, por isso, o mais adequado é usar na área vaginal, de preferência, sabonetes neutros. Além disso, esses produtos devem apenas limpar o lado externo da vagina.

2

Outra forma de ter uma vagina saudável é sempre usando preservativo durante as relações sexuais, sendo que a camisinha pode ser feminina ou masculina. Mesmo mulheres que tomam pílula e fazem uso de outros métodos contraceptivos devem usar o preservativo, caso contrário, não estarão se protegendo das DST’s - doenças sexualmente transmissíveis. Mesmo mulheres casadas que não querem engravidar ou que namoram há muito tempo com o mesmo parceiro devem usar camisinha sempre.

3

Em alguns casos pode ser importante ainda usar lubrificante vaginal durante as relações sexuais. Quando a mulher é estimulada sexualmente a lubrificação ocorre naturalmente, porém, por razões hormonais em alguns momentos a lubrificação natural pode ser insuficiente. Nessa situação, a penetração pode machucar e causar coceira e irritação na vagina. Para evitar isso, é possível fazer uso de produtos próprios para o sexo, que são à base de água.

4

A vagina também é mais saudável quando a mulher usa calcinhas e calças que não apertem e que, de preferência, sejam de algodão. Tecidos sintéticos podem causar irritação e mesmo deixar a região abafada, o que pode causar mau cheiro e mesmo interferir no pH vaginal, deixando o ambiente propício para o aparecimento de bactérias. Outra dica é dormir sem calcinha para arejar o local.

5

É de extrema necessidade sempre manter a vagina limpa, lavando-a quando necessário e sem ficar muito tempo com roupas íntimas que estejam suadas. Nesse sentido, uma dica é, depois de fazer as suas necessidades, nunca passar na vagina o papel higiênico que foi usado na região anal, isso pode levar bactérias de um local para o outro. Além disso, não é indicado usar protetores de calcinha todos os dias e o absorvente higiênico deve ser trocado com regularidade no período menstrual.

6

A mulher que deseja manter a saúde da sua vagina deve consultar o ginecologista com regularidade, a fim de fazer os exames necessários e identificar possíveis infecções, bem como tratá-las. A candidíase e a vaginose são duas infecções, a primeira por fungos e a segunda por bactérias, bastante comuns. Mesmo não sendo graves é importante iniciar o tratamento indicado para que não haja complicações futuras.

7

A alimentação é outro aliado da saúde da vagina, sendo que o iogurte natural ajuda a manter o equilíbrio da flora vaginal, devido aos probióticos que possui. Outros alimentos que não podem faltar são as frutas, legumes e verduras frescas, que são ricas em vitaminas e minerais. Já o alho conta com propriedades antifúngicas e antimicrobianas, e as nozes e as sementes são ricas em vitamina E, que previne a falta de lubrificação vaginal. Por fim, não se esqueça de beber ao menos dois litros de água por dia, pois entre outros benefícios o líquido mantém a saúde das membranas mucosas da vagina.

Sugestão: Caroço dolorido nos pequenos lábios, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter uma vagina saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.