PARTILHAR

Como tirar a cera do ouvido

Como tirar a cera do ouvido
Imagem: Free Images

Como o canal auditivo e a membrana do tímpano são muito delicadas, é preciso cuidado para tirar a cera do ouvido em casa. O umComo.com.br preparou uma série de dicas para você fazer isso sem riscos de lesões e infecções. Confira abaixo as alternativas de limpeza e como identificar se é a hora de consultar um médico para uma ajuda profissional.

Também lhe pode interessar: Como tirar a cera do ouvido naturalmente

Não use cotonetes ou objetos pontiagudos

Nunca insira cotonetes ou qualquer objeto pontiagudo no ouvido, pois isso aumenta o risco de otites e de entupimento do canal auditivo cujo tecido é sensível. Pressionar essa área causa infecções na membrana do tímpano.

Os cotonetes são para limpar a parte externa do ouvido. Usado no interior empurra a cera cada vez mais para dentro.

Os sprays também não são a melhor saída uma vez que o líquido pode passar pela membrana do tímpano e ficar retido nesta região, provocando infecções e danos no interior do ouvido.

Lembre-se: não é preciso sempre tirar a cera completamente do ouvido, haja vista que ela é uma proteção natural contra as infecções.

Nunca use a técnica do cone chinês

Uma prática do tempo das nossas avós era usar um cone no ouvido e acender uma vela na outra ponta. O método é extremamente perigoso e não recomendado pelos médicos.

A ideia era que a chama queima o oxigênio do cone e o vácuo puxa a cera do ouvido. Na verdade, ela pode derreter, cair no ouvido e criar problemas ainda maiores como sérias queimaduras e perfuração no tímpano.

Opte por soluções que não agridem o ouvido

Se optar por misturas para tirar a cera em casa, tenha em mente que elas precisam ser seguras e, mais uma vez, nunca insira objetos sólidos no ouvido.

Soro, água oxigenada e óleo para bebê são algumas alternativas mais seguras por serem substâncias testadas pelos órgãos de saúde.

Você também pode recorrer a medicamentos e emulsões que dissolvem a cera do ouvido de maneira segura. Conhecidos como removedores, eles contêm aplicadores adequados e podem ser adquiridos em farmácias. E o melhor, são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outra opção é usar a cada duas semanas uma solução salina em spray ou água em temperatura ambiente para limpar resíduos de cera do ouvido. Use um conta gotas ou uma seringa sem agulha para injetar o líquido no ouvido, delicadamente. Depois, incline a cabeça para retirar o líquido do ouvido.

Remédios caseiros seguros

Se a cera não estiver muito endurecida, algumas soluções econômicas podem ser aplicadas em casa. Porém, se você sentir dor, interrompa os procedimentos imediatamente e procure um médico.

- Soro caseiro – Dissolva uma colher de chá de sal em 1/2 xícara de água morna. Mergulhe uma bola de algodão na mistura. Sentado, incline a cabeça e esprema o algodão deixando apenas 3 a 5 gotas do soro cair no ouvido. Espere 5 segundos, vire a cabeça no sentido oposto e deixe o soro escorrer fora do ouvido.

- Água oxigenada - Misture meio copo de água natural com meio copo de água oxigenada volume 10. Não use outro número, pois é perigoso. Mergulhe uma bola de algodão na solução e retire o excesso de líquido. Sentado, vire a cabeça e esprema o algodão deixando que 3 a 5 gotas caiam no ouvido. Espere 5 segundos, vire a cabeça novamente, no sentido oposto, e deixe o soro escorrer fora do ouvido.

- Óleo para bebê – Com um conta gotas, pingue 2 a 5 gotas da substância no ouvido e o tampe com um pequeno chumaço por 10 minutos. Depois, retire-o e incline a cabeça por alguns segundos para deixar o óleo sair.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar a cera do ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Evite problemas no seu canal auditivo. Se depois de três tentativas você não conseguir tirar a cera do ouvido, consulte um otorrinolaringologista. Ele vai avaliar a necessidade de realizar uma limpeza com os equipamentos certos. E se o artigo foi útil para você, deixe seus comentários no box abaixo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Bonfim
já fiz a limpeza, à algum tempo, deixei de ouvir, mas não é fácil,comprei octoceril, penso que é assim que se chama, depois de amaciar procedi à lavagem com soro fisiológico um pouco aquecido em banho maria, usando uma pequena canúla sem introduzir muito, nunca mais tive problemas
Perla Rossetti
Olá Maria, obrigada por partilhar conosco a sua experiência ;)
Como tirar a cera do ouvido
Imagem: Free Images
Como tirar a cera do ouvido

Voltar ao topo da página ↑