Como tirar água do ouvido

Como tirar água do ouvido

Entrou água no seu ouvido e não consegue ouvir bem? Muitas vezes quando nadamos ou quando tomamos banho o nosso canal auditivo fica com água, não saindo depois facilmente. Então, para conseguir eliminá-la facilmente, existem alguns truques que podem ajudar a isso como alguns remédios caseiros ou posições que contribuem para retirar o excesso de líquido. Neste artigo de umComo contamos-lhe como tirar água do ouvido de um modo eficaz e muito simples.

Passos a seguir:
1

Uma boa forma que há de tirar a água do ouvido consiste em colocar a palma da sua mão sobre a zona afetada e empurrar suavemente para dentro e para fora criando um espaço oco. Com isto conseguirá criar um efeito como de bombeamento e a água acabará por sair do seu canal auditivo. Quando fizer este truque tem que ter a cabeça inclinada para baixo, de maneira a que o ouvido com água esteja em paralelo ao solo para fomentar a expulsão do líquido. Se não estiver assim, a água poderá entrar ainda mais para dentro e a dor poderá tornar-se mais intensa.

2

Outra forma eficaz de conseguir tirar a água do ouvido consiste em secar o ouvido diretamente para que o líquido evapore. Para isso, o mais recomendável, é que use um secador de cabelo a uma distância prudente para que não queime a pele. Também é recomendável que a potência do eletrodoméstico esteja baixa e o ar não esteja completamente quente. Aos poucos sentirá como a água começará a sair e o ouvido a destapar.

É importante que tire o quanto antes a água do ouvido, porque caso contrário poderá provocar uma infeção. No caso do ouvido estar a doer muito pode ver se tem algum sintoma das infeções de ouvidos e em caso afirmativo deverá recorrer a um especialista o quanto antes.

3

Também existe um remédio caseiro para destapar o ouvido e que pode preparar você mesmo em casa. Consiste em misturar álcool boricado, uma vez que este produto é ideal para conseguir absorver a água. Para levar a cabo este tratamento, terá que aplicar diretamente o álcool no ouvido afetado e deixar que atue cerca de 5 minutos durante os quais terá que procurar ter a cabeça inclinada para evitar que verta. Depois, terá apenas de virar a cabeça para permitir que o líquido saía e, assim, o seu ouvido ficará livre.

4

Também pode conseguir que a água saía deitando a cabeça de lado e dando golpes que conseguirão fazer com que a água acabe saindo. Pode dar você mesmo os golpes com a nuca ou, se água estiver muito profunda, tentar que saia saltando. Se fizer este truque e, ao mesmo tempo, puxar o lóbulo da orelha para baixo conseguirá abrir o canal auditivo e fazer com que a água saia do ouvido.

5

Outra forma eficiente consiste em se deitar de lado sobre a cama e esperar que a lei da gravidade acabe expulsando a água do ouvido. Tenha em conta que esse líquido se colou neste orifício por erro e que mais tarde ou mais cedo terá que acabar por sair. Se se deitar de lado conseguirá que a força de gravidade obrigue a que a água saia de forma natural e sem que tenha que fazer nenhum esforço.

6

Existe outro remédio caseiro menos conhecido mas que também é eficiente para poder tirar a água do ouvido. Trata-se de misturar em um recipiente a mesma quantidade de água e a mesma de vinagre, mexendo bem tudo para que ambas as substâncias se integrem e verta-o com a ajuda de um conta-gotas sobre o ouvido afetado. Deixe atuar durante uns 2 ou 3 minutos e depois volte a cabeça para que a água saia.

Neste artigo de umComo damos-lhe mais conselhos sobre como drenar líquido do ouvido.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar água do ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Existem gotas para os ouvidos que são fórmulas comerciais para eliminar a água da orelha da mesma forma como o álcool. No entanto, o álcool é muito mais barato e igualmente eficaz.
  • Se é incapaz de tirar a água do ouvido desta forma, procure ajuda médica.