Como tirar ardor de pimenta das mãos

Como tirar ardor de pimenta das mãos

A pimentas são plantas do gênero Capsicum L., caracterizado por conter a capsaicina, alcalóide utilizado na elaboração de analgésicos por ser capaz de inibir a emissão de sinais de dor ao cérebro, causando sensação de calor e dormência.[1]Ainda que a pimenta seja uma especiaria bastante interessante e que pode dar um sabor especial a nossos alimentos, junto com o calor causado pela capsaicina, também podemos sentir um ardor bastante incômodo[2] e que, dependendo do tipo de pimenta, pode beirar o insuportável e nos fazer ir atrás de soluções para remover a substância de nossa pele. Situações do tipo são muito frequentes principalmente para cozinheiros desavisados, principalmente quando é necessário cortas pimentas com as mãos, o que torna necessário o contato com o produto.

Se você acabou por pegar em pimentas e estiver sentindo grandes ardores em sua pele, acalme-se e veja como tirar ardor de pimenta das mãos nesse artigo do umCOMO.

Como tirar ardor de pimenta das mãos com sabão

Se você quer saber como tirar pimenta da mão e não tem muitos aparatos por perto, saiba que uma lavagem simples de mãos com água e sabão poderá te ajudar a se livrar do ardor típico das pimentas. Por ser um agente tensoativo, o sabão consegue se misturar tanto com a água, quebrando a sua tensão superficial, quanto com a gordura, sendo essencial para deslocar e dispersar partículas de sujeira.[3]

Já que a pele humana produz naturalmente gordura e acaba tendo sujeiras grudadas conforme entramos em contato com superfícies e objetos, o sabão acabará permitindo que seja possível eliminar diversas moléculas encontradas na palma da mão. A eficiência do sabão somada a uma água corrente serão uma mistura bastante úteis na missão de eliminar a capsaicina da pele. Ainda que a mistura não seja particularmente capaz de quebrar a molécula do alcaloide, pois irá quebrar e remover moléculas adjacentes, levando a pimenta junto.

Já que detergentes são capazes de causar desidratação[4], o recomendável após a lavagem das mãos com produtos do tipo é utilizar um creme hidratante, evitando assim que a pele seja prejudicada.

Como aliviar queimadura de pimenta na pele com leite

A melhor solução para aliviar os estragos causados pela pimenta na pele é o leite, afinal, o líquido contém moléculas de caseína, uma proteína presente em todos os laticínios e que, em razão de sua polaridade, será capaz de remover as moléculas da pimenta que causam ardor. Alguns alimentos também composto por moléculas apolares como o pão serão igualmente capazes de eliminar o ardor[5], entretanto, por ser líquido, o leite proporciona vantagens tanto para a eliminação de pimenta na cavidade oral quanto em regiões externas do corpo como as mãos. Caso for utilizar o produto para a remoção da pimenta, não se esqueça de, após, fazer uma boa higienização em suas mãos pois o leite fermenta e deixará sua pele com um odor desagradável.

Seja como for, a melhor forma de evitar problemas causados pela pimenta é sempre cozinha utilizando luvas quando forma entrar em contato com o produto. A precaução pode ser desnecessária caso você estiver lidando com pimenta em pó ou não for passar muito tempo em contato direto, entretanto, pode ser essencial se a ideia for de cortar pimentas manualmente, o que exige toque.

Caso você tenha passado um grande tempo com uma pimenta de grande potência em sua pele e tiver desenvolvido queimadura com pimenta, a solução também será válida pois você conseguirá quebrar as moléculas de capsaicina e, assim, impedirá que o ferimento se agrave. Após a higienização da pele, veja também como aliviar dor de queimadura e melhore sua qualidade de vida durante o processo de recuperação.

O que NÃO fazer aliviar ardência de pimenta na pele

Para sabermos como realizar um procedimento da forma correta, também é necessário aprendermos o que não devemos fazer. No caso da remoção de pimenta da pele, isso extremamente importante pois por vezes nossa resposta automática para a remoção de produtos é jogar água e esperar que o alivio venha, o que até pode acontecer já que a água corrente levaria algumas da moléculas de capsaicina por ralo abaixo, entretanto devemos nos atentar ao processo químico que ocorre quando as duas substâncias se encontram.

A capsaicina é composta por uma cadeia hidrocarbonada apolar, ou seja, com equilíbrio entre cargas negativas e positivas, enquanto a molécula da água é polar. De maneira geral, moléculas polares dissolvem polares e vice-versa, enquanto, no caso das moléculas envolvidas, a polaridade agirá contra o objetivo e apesar fará com que as moléculas de capsaicina seja espalhadas.[5]

Já que a água não neutraliza a pimenta, pode não ser boa ideia caso você tenha ingerido algo ardido, entretanto, poderá te ajudar a se livrar de moléculas soltas se estiver procurando como tirar ardência de pimenta das mãos. Em caso de pimentas especiais e extremamente fortes, é necessário tomar cuidado e evitar esse método pois, por não ser muito eficaz, poderá acabar por permitir o surgimento de queimaduras.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar ardor de pimenta das mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. ROMAN, A. L. C.; MING, L. C.; de CARVALHO, I.; SABLAYROLLES, M. das G. P. Uso medicinal da pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.) em uma comunidade de várzea à margem do rio Amazonas, Santarém, Pará, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Humanas, Vol. 6, nº 3, pp. 543-557, Belém, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v6n3/05.pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  2. FIBRIANTO, K.; NURDIANI, K.; PUANDA, N. T.; WULANDARI, E. S. The influence of solid and liquid palate cleansers toward the neutralization effectiveness of chili’s spicy sensation. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, Vol. 260, 2019. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/260/1/012093/pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  3. de CASTRO, H.; F. Sabão e detergentes. Processos Químicos Industriais II, Apostila 6, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, 2009. Disponível em: http://sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/5840855/LOQ4023/apostila6Detergentes2009%5B1%5D.pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  4. PRATES, M.; M. Determinação de propriedades físico-químicas de sabões comerciais em barra para controle de qualidade. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30385448.pdf. Acesso em: 01/06/2020.
  5. ROHRIG, B. Hot Peppers: muy caliente! Chemmatters, American Chemical Society, 2013. Disponível em: https://www.acs.org/content/dam/acsorg/education/resources/highschool/chemmatters/archive/chemmatters-dec2013-pepper.pdf. Acesso em: 01/06/2020.