Como tirar berne em humanos

Como tirar berne em humanos
Imagem: skymetweather.com

A berne ou dermatobiose é uma larva transmitida normalmente pela mosca varejeira para humanos e animais, principalmente cachorros. Esta larva insere-se no interior da pele, alimentando-se da carne do indivíduo e podendo sobreviver dentro da pele durante um mês ou mais. Quando identificada, a berne deverá ser devidamente tratada e retirada do interior da pele do indivíduo, pois poderá causar um agravamento dos sintomas, uma vez que sobrevive no interior da pele durante um longo período de tempo. Para saber como tirar berne em humanos, continue lendo este artigo de umComo.

Sintomas da berne em humanos

Os sintomas da berne em humanos podem surgir apenas após alguns dias de ter ocorrido a infecção pela larva berne. Estas larvas passam por diferentes estágios e possuem espinhos ao longo do corpo e se movimentam de forma retrátil, o que pode causar no indivíduo infetado feridas ou arranhões na pele que provocam dor, vermelhidão e inchaço no local. Outro dos sintomas da berne em humanos é a liberação de um líquido com sangue ou amarelado pelas feridas da pele. Dor e coceira no local também fazem parte dos sintomas da berne.

Perante a presença destes sintomas deverá consultar de imediato um clínico geral para que faça o diagnóstico apropriado e lhe indique o tratamento a seguir.

Imagem: ra-bugio.blogspot.pt

Tratamento para berne em humanos

O tratamento para a berne em humanos consiste na retirada da larva do interior da pele e, isso deve ser feito sempre por um médico pois se tentar tirar a larva em casa corre o risco de não a conseguir tirar por completo. Além disso, medicamentos anti-parasitários, como a Ivermectina podem ser receitados para matar a berne.

Imagem: caloxcentromerica.blogspot.pt

Remédios caseiros para berne

Para além do medicamento anti-parasitário que o seu médico lhe pode receitar, existem alguns remédios caseiros que você pode usar para asfixiar e matar a larva. O esmalte é um dos remédios caseiros que você poderá utilizar para matar a larva. Basta cobrir o orifício de entrada da berne com esmalte, tapar com um esparadrapo e deixar por 24 horas.

Também poderá optar por colocar apenas um esparadrapo no local do buraco e deixar o orifício tapado por 24 horas. Isso vai impedir a passagem de oxigênio e fazer com que a larva não consiga respirar, levando à sua morte.

Com vaselina também conseguirá impedir a passagem de ar até à larva e asfixiá-la. Coloque um pouco de vaselina no local do orifício, tape com um esparadrapo e deixe ficar por 24 horas.

Depois de asfixiar e matar a larva, deverá ir até um clínico geral para que lhe retire a berne morta do interior da pele com uma pinça. Não é recomendável fazer este procedimento em casa, uma vez que restos da larva poderão ficar no interior da sua pele e agravar os sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar berne em humanos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Em casos mais graves pode ser necessária a realização de uma pequena cirurgia para alargar o orifício que a larva criou e tirar a berne.
  • Nunca tente retirar a larva do interior da sua pele em casa.