Como tirar bicho de pé

Como tirar bicho de pé
Imagem: pontovida.com.br

Está procurando saber como tirar bicho de pé? Neste artigo de umComo vamos explicar para você! A doença do bicho de pé ocorre quando uma pulga chamada de tunga penetrans penetra a pele, normalmente dos pés, podendo afetar os dedos, o solo do pé ou até as unhas. Esta infecção, conhecida também como tungíase, costuma atingir normalmente as pessoas no verão, pois é quando andam descalças na praia e existe uma maior probabilidade da pulga penetrar a pele. Penetrando na pele, a pulga se alimenta do sangue humano e começa a proliferar, o que pode originar inflamação e dor ao paciente.

Passos a seguir:
1

A infecção do bicho de pé se adquire quando existe um contato direto da pele com o solo contaminado. As regiões de clima quente e rurais são as que apresentam as condições mais favoráveis para o contágio da infecção. Esta pulga aloja-se na areia da praia ou em regiões sem saneamento básico e ao entrar em contato com a pele, penetra-a e começa se alimentando do seu sangue e pondo ovos.

2

Após o contato da pele do paciente com o solo contaminado e a pulga ter penetrado a pele, o paciente sentirá dores e coceira na região. O bicho de pé afeta normalmente os pés, a parte da sola do pé, entre os dedos ou nos cantos das unhas. No entanto, o bicho de pé pode afetar qualquer parte do corpo. Para além de dor e coceira, o bicho de pé apresenta como sintoma um ponto preto no local, rodeado por uma pele um pouco mais clara que o seu tom de pele. A região infetada pode ficar inchada e, isso pode impedir o paciente de caminhar. Caso o bicho de pé ocorra em outra região do corpo, os sintomas são os mesmos.

3

Depois de ser diagnosticada a infecção de bicho do pé, deve se proceder à sua retirada por meio de uma pinça e uma agulha. Este procedimento deve ser realizado por pessoal médico especializado e utilizando materiais esterilizados. A retirada da pulga da pele não causa dor nem sangramento e, assim que a pulga for retirada o problema está resolvido.

4

Após ser retirado o bicho de pé, antibióticos tópicos são aplicados na ferida. Além disso, em certos casos pode ser necessária uma vacina do tétano, para evitar infecções secundárias.

5

Mas, se você não quiser furar a pele e correr o risco de infeccionar a região, existem alguns remédios caseiros a que você pode recorrer para se livrar do bicho de pé. Um dos remédios caseiros que você pode fazer é o chá de calêndula. Para o fazer deve colocar 4 colheres de sopa de flores de calêndula secas em uma vasilha e adicionar 500 ml de água fervente. Depois tampe e deixe em repouso até o chá ficar morno. Em uma bacia coloque 60 ml de vinagre junto com o chá de calêndula. Deixe os seus pés imersos na solução durante cerca de 20 minutos e faça isso duas vezes ao dia.

Imagem: naamazonorganicos.com.br
6

Outro remédio caseiro que você pode aplicar para que o parasita saia sozinho da sua pele é uma pomada à base de cânfora. Aplique a pomada sobre a região afetada e coloque uma gaze, o cheiro da cânfora e o abafamento podem fazer com que o parasita saia sozinho. Passadas algumas horas de colocar o curativo, confira se surtiu efeito.

Imagem: pollicegreen.com
7

O própolis tem um efeito antimicótico e cicatrizante, por isso é um excelente aliado para se livrar do bicho de pé. Aplique sobre a região afetada quatro vezes ao dia, durante cerca de 3-4 dias ou até que o parasita morra.

Imagem: en.medex.si

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar bicho de pé, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Para evitar o contágio do bicho de pé, deve redobrar os cuidados com os pés em regiões que sejam mais propícias à doença, como praias ou regiões rurais. Caso viva ou vá passear nestas zonas, certifique-se de utilizar um calçado que impeça que a pulga penetre a pele.