Como tirar cicatrizes

Como tirar cicatrizes
Imagem: eloja.catharinehill.com.br

Uma cicatriz é uma marca de uma lesão na pele. Cada vez que ocorre um corte na pele, uma queimadura ou uma escoriação ocorrem processos orgânicos no local para tentar recuperar o tecido lesionado. Algumas pessoas não gostam destas incômodas marcas e procuram tratamentos para tirar a marca da cicatriz. Alguns tratamentos existentes para retirar a cicatriz são a terapia a laser, enxertos no local ou a aplicação de cremes corticoides. Embora estes tratamentos possam não conseguir eliminar por completo a cicatriz, eles podem diminuir bastante a sua aparência. Mas se não quiser recorrer a nenhum destes métodos medicinais, existem alguns truques caseiros que podem ajudar você a diminuir a sua aparência. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como tirar cicatrizes.

Passos a seguir:
1

Vitamina E. A vitamina E ajuda a uma cicatrização adequada, uma vez que fomenta a formação de fibras elásticas e de colagênio. Por isso, pode utilizar a vitamina E para tirar cicatrizes de duas formas:

  • Tomando cápsulas de vitamina E;
  • Ou aplicando óleo de vitamina E diretamente na cicatriz. Se pretender também pode perfurar uma cápsula com uma agulha e aplicar o seu líquido na zona afetada.
Imagem: ansiedadefeminina.blogspot.pt
2

Manteiga de cacau. A manteiga de cacau é um excelente produto natural para as cicatrizes, uma vez que controla a sua aparência ao hidratar e suavizar as camadas média e externa da pele. Pode utilizar cacau puro ou uma loção que contenha manteiga de cacau. Deve aplicar a manteiga de cacau na cicatriz de 2 a 4 vezes ao dia, usando movimentos circulares até ser totalmente absorvida pela pele. Este método é mais eficiente em cicatrizes recentes do que mais antigas.

Imagem: cocova.com
3

Suco de limão. O limão tem imensos benefícios para a nossa saúde, sendo um deles ajudar na cicatrização. O suco de limão ajuda a reduzir a aparência da cicatriz, minimizando a vermelhidão. Para o aplicar, pode cortar uma rodela de limão e espremer o suco diretamente sobre a área afetada. Deixe o suco atuar durante umas horas e no final aplique um creme hidratante, uma vez que o limão secará a sua pele. Se preferir, pode diluir o suco de limão com água e aplicá-lo na cicatriz, pois assim a sua pele não ficará tão seca.

Imagem: inventurasnacozinha.blogspot.pt
4

Aloe vera (babosa). O aloe vera é conhecido pelas suas propriedades cicatrizantes, ajudando a pele a se regenerar e a diminuir a aparência das cicatrizes. Pode utilizar o aloe, cortando uma folha, espremendo o seu gel e aplicando-o diretamente na cicatriz. Faça uma massagem com o gel, com movimentos circulares. Pode aplicar a essência do aloe quatro vezes por dia. Se não conseguir a planta do aloe vera, encontrará bastantes cremes e loções que contêm extrato de aloe vera.

Imagem: erinleydon.blogspot.pt
5

Azeite de oliva. Um dos benefícios do azeite de oliva é o de reparar tecidos danificados na pele, por isso é bastante recomendado em casos de cicatrizes, marcas ou feridas, hidratando a pele e trazendo-lhe as vitaminas necessárias para a sua recuperação. Pode aplicar uma colher de chá de azeite de oliva sobre a zona afetada, massajando com movimentos circulares até ser bem absorvido. Se quiser, também pode misturar o azeite de oliva com outros óleos, aumentando assim a eficiência do tratamento. Junte uma colher de chá de azeite de oliva, com meia colher de chá de óleo de rosa mosqueta ou de camomila.

Imagem: wikipedia.org
6

Pepino. O pepino ajuda a quebrar o tecido cicatrizado, ao mesmo tempo que resfria a pele e alivia a pele inflamada à volta da cicatriz. No entanto, este tratamento terá resultados mais visíveis em cicatrizes recentes do em antigas. Para o usar, basta descascar um pepino, cortá-lo às rodelas e colocar no processador ou liquidificador até obter uma pasta. Aplique a pasta obtida na zona afetada e deixe atuar durante a noite. Pode guardar a pasta restante na geladeira e voltar a usar.

Imagem: lepetiterudit.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cicatrizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.