Partilhar

Como tirar cicatrizes de feridas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar cicatrizes de feridas

Tem uma cicatriz na pele e quer eliminá-la? Deve saber que o melhor momento para fazer isso é mesmo quando acaba de fazer a ferida, pois a pele ainda não se curou; no entanto, se já tiver a marca na pele pode seguir alguns dos truques que recomendaremos para conseguir eliminar a cicatriz e ficar com uma pele lisa e homogênea. Desde remédios caseiros até tratamentos médicos, neste artigo de umComo descobrirá como tirar cicatrizes de feridas de um modo muito eficiente.

Também lhe pode interessar: Como tirar cicatrizes
Passos a seguir:
1

Um dos métodos mais radicais para tirar as cicatrizes de feridas é através de cirurgia, mas saiba que os resultados desta intervenção cirúrgica nem sempre são satisfatórios. O paciente se submete a uma operação de cirurgia estética onde procura melhorar a aparência da pele e eliminar a cicatriz, retirando esta marca e fazendo uma nova sutura para fechá-la. O método de sutura da nova ferida conseguirá que a cicatriz não seja tão visível.

Como dissemos, nem sempre este método é eficaz pois pode deixar igualmente uma pequena marca na pele. Por isso, em umComo apostamos por recomendar alguns remédios naturais que conseguirão esconder a cicatriz sem danificar o corpo.

Como tirar cicatrizes de feridas - Passo 1
2

Um dos melhores remédios para as cicatrizes é o suco de limão. Este ingrediente contém ácidos que, aplicados sobre a pele, conseguem clarear o tom e uniformizar a cor. Portanto, no caso das cicatrizes (que sempre apresentam uma cor mais escura e diferenciada) conseguiremos que a intensidade da cor diminua, fazendo com que a pele fique mais uniforme e a marca fique menos visível.

O truque consiste em espremer o suco de um limão e aplicá-lo com a ajuda de um algodão no local a tratar. Se quiser, pode adicionar à bebida 2 colheres de sopa de leite já que contém nutrientes que hidratam a pele e ajudam, também, a restaurá-la. Deixe que a mistura atue a noite toda e enxágue de manhã, depois aplique um creme hidratante e repita este processo 3 vezes por semana.

Como tirar cicatrizes de feridas - Passo 2
3

O aloe vera é outro entre os melhores remédios para tirar cicatrizes de feridas já que contém nutrientes que ajudam a hidratar a pele profundamente, além de regenerar as células. Ambos os benefícios combinados são ideais para tratar as marcas da pele e reduzir o seu impacto visual.

Esta planta regenera os tecidos através da estimulação de nosso colágeno natural e elastina; portanto, ajuda a aliviar as marcas produzidas na pele (tais como rugas, estrias, cicatrizes, etc.) além de hidratar profundamente.

Para aproveitar estes benefícios pode optar por diferentes opções:

  • Cortar uma folha da planta e aproveitar o gel que existe em seu interior para aplicar sobre a ferida;
  • Comprar um gel preparado de aloe vera;
Como tirar cicatrizes de feridas - Passo 3
4

Também podemos aproveitar as propriedades da camomila para conseguir eliminar cicatrizes e para que a pele fique mais uniforme. Esta planta contém propriedades aclaradoras (por isso é usada em muitos xampus para cabelos loiros), portanto ajudará a que a intensidade da ferida se reduza de forma visível. Além disso, se misturarmos esta planta com um pouco de mel conseguiremos hidratar ao máximo, potenciando assim a regeneração dos tecidos.

Para fazer este remédio teremos que preparar um chá de camomila e depois acrescentar 1 colher de chá de mel; misturaremos os ingredientes e aplicaremos sobre a área que queremos melhorar, deixando atuar por 15 minutos. Depois, retire com água morna e passe o seu hidratante habitual.

Como tirar cicatrizes de feridas - Passo 4
5

Os óleos essenciais também são perfeitos para tirar as cicatrizes de feridas já que contêm agentes hidrantes que ajudam a regenerar o local. Entre todos os que existem, destacam-se o óleo de argan e o de rosa mosqueta.

  • Óleo de argan: rico em ácidos graxos e em vitamina E, este óleo é especialmente recomendado para regenerar os tecidos e conseguir uma máxima hidratação do corpo. Portanto, contribui para reduzir a aparência de marcas como as cicatrizes.
  • Rosa mosqueta: é um óleo com um grande efeito para regenerar a pele, indicado principalmente para diminuir as cicatrizes por ser rico em vitaminas A, C e antioxidantes.

Neste artigo de umComo contamos a você quais são os melhores óleos para a pele.

Como tirar cicatrizes de feridas - Passo 5
6

Além de tudo isso, é importante que considere uma série de conselhos para o cuidado das cicatrizes que ajudarão você a diminuir e disfarçar a sua aparência:

  • Proteja a sua pele do sol: é essencial que aplique protetor solar fator 50 na ferida antes de sair de casa para evitar que o tom da cicatriz fique mais intenso que o resto da sua pele, realçando ainda mais.
  • Proteja a cicatriz: é recomendável que, logo após ter feito a ferida, a cubra com gazes transpiráveis que a protejam de atritos ou puxões que poderiam piorar a marca.
  • Não tire a casquinha: se o fizer, deixará a marca mais visível e mais profunda, além de evitar a cura que seu corpo precisa para essa ferida.
  • Hidratação constante: é importante que aplique cremes ou óleos essenciais no local para que a marca não fique muito profunda e, portanto, seja mais difícil de tampar.

Em umComo damos mais conselhos sobre como curar uma cicatriz.

Como tirar cicatrizes de feridas - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cicatrizes de feridas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tirar cicatrizes de feridas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Joice Porto
Tenho muitas marcas no bumbum de catapora que tive quando criança é horrível não posso nem ir á praia de biquini pois me incomoda muito por favor me ajudem o que posso fazer

Como tirar cicatrizes de feridas
1 de 7
Como tirar cicatrizes de feridas

Voltar ao topo da página