Como tirar insetos do ouvido

Como tirar insetos do ouvido

Uma situação bastante angustiante é quando a pessoa percebe que um mosquito, mosca, besouro ou outro inseto qualquer entrou no seu ouvido. Nesse caso, é preciso ter muito cuidado para não machucar o canal auditivo, o que pode desencadear um processo inflamatório. Por isso, o umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre quais as melhores maneiras de como tirar insetos do ouvido e o que não deve ser feito para evitar lesões.

Passos a seguir:
1

Não são raros os casos em que um inseto entra no ouvido de crianças e de adultos, o que pode acontecer em uma série de situações, inclusive, durante o sono. Por mais angustiante que seja essa situação, é preciso manter a calma e seguir os passos adequados para tirar insetos do ouvido, a fim de evitar uma lesão ou inflamação no ouvido. Em um primeiro momento, é possível inclinar a cabeça para o lado do ouvido invadido pelo inseto e agitá-la de forma suave, para tentar fazer com que o inseto saia sozinho.

2

Se balançar a cabeça não for o suficiente é preciso pingar dentro do ouvido três gotas de azeite ou óleo de cozinha ou de bebê ou mesmo álcool, dessa forma, o inseto acaba morrendo e saindo do canal auditivo. Se não tiver nenhum desses produtos uma alternativa é usar água morna, que tem a mesma função, a de fazer com que o inseto saia flutuando morto. Caso com o procedimento obtenha sucesso, o próximo passo é limpar bem o ouvido e secá-lo, pois isso vai evitar que ele fique úmido, o que pode provocar uma infecção.

3

Quando as tentativas de matar e remover o inseto do ouvido não obtiverem sucesso é de extrema importância buscar ajuda médica, preferencialmente, a urgência de um hospital ou posto de saúde para que o atendimento seja imediato. O mesmo deve ser feito no caso do inseto sair, mas o ouvido continuar apresentando dor forte ou mesmo se sangrar. No consultório do otorrinolaringologista, o especialista poderá remover o inseto com um aparelho próprio que possui ou medicar o paciente em caso de inflamação.

4

Vale ainda lembrar o que não deve ser feito no caso de um inseto entrar no seu ouvido. Em hipótese alguma se deve coçar o ouvido, o que pode irritar o inseto, fazendo com que ele se movimente, o que vai provocar mais dor e desconforto. Também está proibido o uso de cotonetes, pinças e outros objetos que tenham o intuito de removê-lo, já que essa medida pode apenas empurrar o inseto mais para dentro.

5

Além disso, tentar tirar o inseto por conta com objetos pode fazer com que ele pique o canal auditivo. Você também pode perfurar o seu tímpano ao colocar um artefato dentro do canal auditivo, já que o orifício é bastante pequeno. Já se você conseguir remover o inseto, mesmo que de forma errada, pode ocorrer deixar uma parte dele lá dentro, o que também vai resultar em um processo inflamatório, como otite, quando os restos começarem a se degradar.

6

Existem pessoas que podem nem perceber que o inseto entrou no seu ouvido, no caso de ser durante o sono e antes da pessoa acordar ele já ter morrido. Embora o mais comum seja que o indivíduo acorde devido ao barulho que pode ouvir e mesmo à dor, se por ventura isso não acontecer, mas depois de algum tempo sentir que há algo de errado no seu canal auditivo o melhor é consultar o médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar insetos do ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.