Como tirar mancha roxa no olho

Como tirar mancha roxa no olho

Quando batemos ou sofremos um forte traumatismo no olho, é muito provável que apareça um hematoma ou mancha roxa na área que rodeia o mesmo, já que se produz um dano nos vasos capilares e um acúmulo de sangue sob a pele que acaba causando essa coloração preta azulada. Depois de uns dias elas costumam desaparecer por si mesmas, mas enquanto o incômodo e o inchaço estão presentes, para acalmar a dor é possível recorrer a alguns tratamentos naturais e adotar medidas que favoreçam a sua recuperação. Continue lendo este artigo de umComo para saber como tirar mancha roxa no olho.

Passos a seguir:
1

As manchas roxas nos olhos são mais perigosas que as que podem ocorrer em outras partes do corpo e, ainda que em muitas ocasiões despareceram por si mesmas após um tempo (de 7 a 10 dias aproximadamente), é fundamental que vá ao seu médico com urgência se, além do inchaço e coloração, tiver sintomas como os seguintes:

  • Lesão no interior do olho.
  • Diminuição da visão, visão turva ou ver luzes intermitentes.
  • Dificuldade para mexer os olhos.
  • Olho muito inchado ou afundado.
  • Dormência na bochecha do lado do olho afetado, pois poderia ser um sinal de um dano nervoso.

Se o roxo no olho foi causado por uma grande pancada ou traumatismo, não hesite em consultar o médico já que será necessária uma revisão abrangente para descartar problemas de maior gravidade, bem como para receber o tratamento mais indicado.

2

No caso das manchas roxas de caráter leve e sem maiores complicações, pode tomar algumas medidas simples que ajudarão você a reduzir o inchaço e a aliviar o incômodo. Uma das mais populares e eficientes é a aplicação de frio, pode utilizar uma compressa fria ou um pouco de gelo envolvido em uma toalha ou pano para não causar queimaduras na pele. É muito importante aplicar frio nos primeiros dias para reduzir a inflamação, faça durante dez minutos várias vezes ao dia e notará uma melhoria de forma mais rápida.

3

Além de aplicar frio sobre o olho roxo, deve ter em conta que durante os próximos dias será conveniente que descanse mantendo a sua cabeça ligeiramente elevada, o que permitirá evitar uma maior inflamação provocada pelo acúmulo de sangue. Coloque vários travesseiros ou almofadas debaixo da sua cabeça e pescoço para mantê-los elevados enquanto dorme ou está em repouso. Se a dor provocada pela mancha roxa é bastante intensa e não pode suportá-la, pode tomar algum analgésico de venda livre para tratar também de diminuir a inflamação, ainda que sempre seja recomendável consultar previamente o seu médico ou farmacêutico.

4

Há alguns tratamentos naturais que também podem favorecer o tratamento de uma mancha roxa no olho mais rapidamente, e entre eles, encontramos o óleo de arnica. A arnica é uma planta com propriedades anti-inflamatórias muito utilizada para tratar todo o tipo de pancadas; aplique umas gotas de óleo de arnica sobre a zona lesionada duas ou três vezes ao dia e verá como sente um grande alívio.

5

Outro dos produtos naturais mais eficientes para tratar uma mancha roxa no olho é o vinagre de maçã, já que além de desinflamar favorece a circulação do fluxo sanguíneo. Só tem que aplicar um pouco de vinagre de maçã sobre uma gaze limpa e passar por cima do hematoma com muito cuidado e sem exercer nenhum tipo de pressão que possa causar dor.

6

O aloe vera é muito valorizado por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo um magnífico remédio natural para aliviar as lesões produzidas por pancadas ou traumatismos. Para evitar que a coloração do olho avance em excesso e para acalmar o incômodo, pode aplicar umas gotas de gel de aloe vera sobre a área dolorida várias vezes ao longo do dia.

Aplicar um pouco de infusão de hamamélis sobre os olhos roxos, bem como colocar uma rodela de batata ou um pouco de sal com um emplastro, também podem ser boas opções. Recomendamos a você ler o artigo como tratar hematomas com remédios caseiros para descobrir estes e outros tratamentos naturais.

7

Para que o olho roxo se trate de forma correta é importante também descansar o suficiente todos os dias, tentando dormir entre 7 ou 8 vezes por dia, e que evite a prática de exercício físico intenso ou atividades de alto impacto que possam causar pressão na zona dolorida ou que possam gerar estresse em seu corpo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha roxa no olho, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.