Como tirar marca de mordida

Como tirar marca de mordida

As mordidas e os chupões podem deixar marcas difíceis de sair, uma vez que basicamente se assemelham aos hematomas, provocados pelas quedas, batidas e outros machucados. Porém, ninguém gosta de ficar exibindo mordidas pelo corpo, independente do motivo que as causou. Por isso, o umCOMO separou as melhores dicas de como tirar marca de mordida, que são fáceis de seguir e para as quais é possível usar ingredientes que provavelmente você já tenha em casa.

Passos a seguir:
1

Assim como os hematomas causados por machucados, as mordidas e os chupões são manchas de sangue que ficam na pele. Eles podem ganhar a coloração roxa, amarelada ou marrom, conforme a intensidade da lesão. Em geral, essas marcas desaparecem em poucos dias, mas quem precisa se livrar delas o quanto antes pode seguir algumas dicas para tirar marca de mordida. A primeira é usando uma pomada à base de arnica, sendo que ao aplicá-la você pode fazer uma suave massagem em sua pele. Ela funciona porque elimina os coágulos de sangue que se acumulam debaixo da pele. No entanto, também pode provocar reações alérgicas, assim, é indicado aplicar apenas um pouco em uma parte da pele para verificar se você é alérgico.

2

Usar gelo é outra maneira muito eficiente de fazer desaparecer o roxo da pele causado por uma mordida ou um chupão. Essa dica funciona porque o gelo consegue reduzir a circulação sanguínea onde for aplicado, o que colabora com a diminuição do hematoma. No entanto, o gelo pode queimar a pele e, para evitar que isso ocorra, é melhor envolver uma ou mais pedras de gelo em um pano ou colocar em um saco plástico para então repousar na pele por vários minutos, até que comecem a derreter. É possível ainda fazer com delicadeza movimentos circulares durante a aplicação. Se a marca não sair, você pode aplicar mais gelo novamente, durante o dia. Além disso, antes de aplicar o gelo de novo você pode passar um pente fino no local da mordida, o que também ajuda a reduzir a marca.

3

As compressas mornas também são eficientes para reduzir marcas de hematomas causadas por mordidas, chupões e outros motivos. Essa dica é mais eficiente para remover manchas na pele que possuam mais de um dia, sendo que as compressas vão desmanchar os coágulos de sangue que se formaram com a mordida. Para tanto, basta esquentar a água e quando ela estiver apenas morna umedecer um pano, que então deve ser colocado no local do hematoma. Deixe o pano descansando sobre a pele por 20 minutos. Esse procedimento também pode ser repetido várias vezes por dia, até que a marca desapareça.

4

A babosa, também chamada de aloe vera, é outra substância que pode ser aplicada na pele para reduzir manchas, inclusive de mordidas. Ela funciona como hidratante natural, regenerando a pele, sendo que para aplicá-la é preciso remover o gel da babosa ou mesmo adquirir o produto já pronto. Passe a substância no local da marca e deixe agindo por 10 minutos. Ao final desse tempo, basta remover o excesso da pele com um lenço de papel ou papel toalha. Você pode repetir a aplicação duas vezes por dia até que todo o hematoma saia.

5

Uma casca de banana pode ajudar a reduzir a mancha da sua pele também. Para tanto, é preciso deixar a parte de dentro da casca sobre a pele, durante 30 minutos, o que vai ajudar a resfriá-la e, por consequência, deixar a marca menos visível. Ao final desse período, basta limpar a pele. Você também pode camuflar a marca da mordida e, para tanto, pode passar um corretivo de cor verde na pele. O corretivo dessa cor serve para amenizar olheiras e outras manchas na pele que se assemelhem a hematomas, inclusive, quando estiverem roxos. Já para marcas que estejam de outra cor, como verde ou amarelo, o melhor pode ser o corretivo rosa.

6

Outra dica pode ajudar mais no médio prazo, mas é bastante saudável e consiste em ingerir alimentos ricos em vitaminas C e K, uma vez que a falta de vitamina K no organismo pode deixá-lo mais suscetível aos hematomas, além disso, a deficiência de vitamina C causa um enfraquecimento dos vasos sanguíneos, o que também facilita o aparecimento das manchas depois das lesões. Entre os alimentos, estão os ovos, brócolis, couve, espinafre e fígado, ricos em vitamina K. Já algumas fontes de vitamina C são as frutas vermelhas, pimentas vermelhas e batata doce.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar marca de mordida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.