Como tomar ácido fólico para engravidar

Como tomar ácido fólico para engravidar

Como tomar ácido fólico para engravidar? Esta é a questão que muitas futuras mamães colocam a si próprias e com razão, pois esta substância faz toda diferença nessa fase das suas vidas! Entre os vários benefícios do ácido fólico, numa gravidez ele ocupa especial destaque porque reduz os risco de o bebê desenvolver complicações gestacionais, promove o rápido crescimento da placenta e do bebê e previne casos de anemia. Deve ser administrado apenas sob prescrição médica e, apesar da dose diária recomendada variar de caso para caso, neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe a toma mais consensual. Continue lendo e descubra!

 

Passos a seguir:
1

Você já decidiu que está na hora de aumentar a família e já planejou sua gravidez. Saiba que, idealmente, suplementos de ácido fólicos devem começar sendo tomados entre 2 a 6 meses antes de iniciar as tentativas de engravidar, de forma a preparar seu corpo.

2

Depois de engravidar, e pelo menos até chegar ao segundo trimestre, a toma de ácido fólico não deve ser abandonada, de forma a evitar parto prematuro e para assegurar o normal desenvolvimento do feto.

 

3

Relembramos que a toma de ácido fólico deve ser especificada pelo seu médico, pois ele é a pessoa indicada para avaliar sua situação e definir qual a dose diária recomendada.

4

De forma geral a posologia recomendada para este suplemento vitamínico é tomar uma cápsula ou comprimido de 0,4 mg (equivalente a 400 microgramas) uma vez ao dia, de preferência em jejum ao acordar, com um copo de água.

 

5

Nas farmácias brasileiras é comum encontrar comprimidos ou cápsulas de ácido fólico de 800 microgramas (mcg ou µg). Não é prejudicial ingerir ácido fólico em excesso desde que não ultrapasse a dose diária de 1000 mcg por dia.

6

De forma a complementar a toma de ácido fólico em comprimidos ou cápsulas, será importante que a grávida inclua nas suas refeições alimentos ricos em ácido fólico, mais como os frutos secos, os tomates, os cogumelos e as couves.

Veja também: Como tomar Água Inglesa

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar ácido fólico para engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Por se tratar de uma vitamina benéfica, você pode tomar ácido fólico em qualquer altura e por tempo indeterminado, mesmo que não esteja planejando ou conseguindo engravidar.
  • Está comprovado que a toma da pílula reduz os níveis de absorção de ácido fólico pelo organismo, pelo que a mulher que está tentando engravidar deve deixar de tomar a pílula anticoncepcional 3 meses antes da gravidez planejada.
  • O ácido fólico também é benéfico para os indivíduos do sexo masculino, ao aumentar a produção de glóbulos vermelhos e ajudar a prevenir ataques cardíacos e alguns tipos de câncer.