Como tomar alcaçuz

Como tomar alcaçuz
Imagem: elcuerpo.es

São muitos os usos medicinais e benefícios que o alcaçuz traz ao organismo humano, mas como se toma o alcaçuz? A verdade é que muitas pessoas não têm muito claro o método mais apropriado para aproveitar todas as propriedades da raiz desta planta e tratar assim diversas doenças.

O mais apropriado é consultar sempre o seu médico para que ele possa aconselhar sobre como iniciar um tratamento com alcaçuz, principalmente se sofre de alguma doença ou problema de saúde crônico. Se o seu médico deu a aprovação, poderá encontrar neste artigo de umComo como tomar alcaçuz.

Passos a seguir:
1

Um dos métodos mais tradicionais e conhecidos para tomar regaliz ou alcaçuz é mastigar ou chupar a raiz desta planta, pois esta é a parte que mais se usa para aproveitar os múltiplos usos medicinais e propriedades do alcaçuz.

Esta planta cresce em locais úmidos e depois da colheita de suas raízes, elas são lavadas para serem conservadas corretamente por muito tempo. Ainda que algumas pessoas tomem as raízes de alcaçuz diretamente da natureza, poderá encontrá-las também em lojas naturais e ervanárias.

2

Por outro lado, para combater várias condições como as do sistema gastrointestinal ou a cura de feridas, também é possível tomar chá de alcaçuz. Para isso é necessário diferenciar entre seu uso interno ou externo, já que as quantidades a usar variam:

  • Uso interno, ou seja, para beber: 20 g de raiz de regaliz (alcaçuz) seca para cada litro de água.
  • Uso externo, aplicação sobre a pele: ferver 50 g de alcaçuz para cada litro de água.
Imagem: magiadograo.loja2.com.br
3

Além disso, a partir do extrato de alcaçuz também são elaborados múltiplos suplementos e produtos naturais para combater diferentes doenças. Um bom exemplo são os comprimidos de alcaçuz tão usados para tratar a rouquidão, a tosse ou outros problemas de garganta e respiratórios.

Estas preparações são encontradas também à venda em lojas naturais, assim como em determinadas farmácias.

4

Entre as formas de tomar alcaçuz, também encontramos a tinta de alcaçuz que é obtida a partir da maceração em álcool das raízes desta planta medicinal, para aproveitar assim seu princípio ativo. Por isso, recomendam-se umas 40 gotas (2 ml) de alcaçuz em cada dose, dissolvidas em água ou suco, assim como é possível diluir também a tinta de alcaçuz em água quente para aplicar sobre a pele com a ajuda de compressas ou gazes.

5

No nosso artigo sobre as propriedades do alcaçuz poderá encontrar mais informação a respeito das raízes desta planta, assim como suas contraindicações e possíveis efeitos colaterais. No entanto, deverá consultar sempre o seu médico antes de iniciar um tratamento com regaliz ou alcaçuz ou qualquer outro produto natural.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar alcaçuz, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.