Como tomar aloe vera para a gastrite

Como tomar aloe vera para a gastrite

A gastrite é uma inflamação ou irritação da mucosa do estômago que pode ocorrer por diferentes motivos, ainda que os mais frequentes sejam infecções bacterianas do estômago, o consumo excessivo do álcool ou drogas, os maus hábitos alimentares, a ingestão de medicamentos, o estresse, o refluxo biliar, entre outros. Além de realizar mudanças na dieta e seguir o tratamento médico recomendado, é possível reduzir os sintomas da gastrite e contribuir para a melhora da saúde gastrointestinal através do uso de plantas medicinais, como o aloe vera. Esta planta protege as mucosas digestivas e combate a acidez e o desconforto, entre muitos outros benefícios que vamos explicar ao longo deste artigo do umCOMO. Continue lendo para saber como tomar aloe vera para a gastrite e ter uma recuperação bem mais rápida.

Propriedades do aloe vera para a gastrite

A inflamação ou irritação do revestimento interno do estômago que causa a gastrite pode originar sintomas muito incômodos como dores abdominais, gases, náuseas e vômitos, acidez, inchaço e perda de apetite. O aloe vera é uma planta muito benéfica para melhorar a saúde do estômago quando se encontra danificado e pode ser um remédio natural excelente para aliviar muitos dos sintomas mencionados. De seguida, vamos explicar quais são todos os benefícios e propriedades do aloe vera para a gastrite:

  • Tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a inflamação da mucosa gástrica no caso de gastrite.
  • Suas propriedades analgésicas são excelentes para reduzir as dores e desconforto abdominal que se tem quando se sofre de gastrite.
  • Ajuda a prevenir a prisão de ventre e melhora o trânsito intestinal, pois tem propriedades laxantes suaves.
  • Favorece a regeneração das mucosas gástricas danificadas graças aos seus efeitos cicatrizantes.
  • Reduz a acidez estomacal.
  • Ajuda a recuperar o pH interno do estômago.
  • É um ótimo remédio para doenças infecciosas do estômago, as quais podem acabar causando gastrite.
  • Favorece a digestão e ajuda a que os nutrientes dos alimentos se assimilem corretamente.

Por tudo o que foi citado anteriormente, o aloe vera é uma planta ideal para tratar a gastrite. Se quer continuar descobrindo mais sobre suas propriedades para a saúde, recomendamos que você consulte o artigo Quais são os benefícios do aloe vera.

Como se prepara o aloe vera para a gastrite

Para aproveitar todas as propriedades anteriores, a melhor opção é preparar o aloe vera para a gastrite como suco natural. E para potencializar seus efeitos, deverá combiná-lo com ingredientes como o mel, o qual ajuda a proteger as paredes internas do estômago e atua favoravelmente no caso de infecções bacterianas. A receita de suco de aloe vera para a gastrite que propomos para você é a seguinte:

Ingredientes

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 xícara de água

Preparação

  1. Com uma faca, corte as fileiras de espinhos dos lados da folha de aloe vera.
  2. Lave a folha de aloe vera.
  3. Depois, corte a folha por um dos lados e abra ao meio. Com uma colher, extraia todo o gel transparente que tem no seu interior e adicione ao liquidificador ou a um recipiente para bater.
  4. Adicione a água e o mel e bata até que todos os ingredientes se integrem e tenha obtido um suco de aloe vera homogêneo. Caso veja que ficou muito espesso, pode adicionar mais um pouco de água para deixá-lo mais líquido.

Tomar o suco de aloe vera para a gastrite

É importante tomar o suco de aloe vera para a gastrite de forma correta para aliviar os sintomas associados a esta condição e não piorar o estado do estômago. O melhor é tomar o suco de aloe vera recém preparado para que, assim, não perca parte suas propriedades e que consuma umas 3 colheres de sopa por dia, uma antes do café da manhã, outra antes do almoço e a última antes de jantar, ou uma xícara por dia.

Em nenhum caso se deve superar a ingestão de 2 copos por dia do suco de aloe vera, nem consumi-lo por mais de 7 dias seguidos, já que então poderia originar outros problemas intestinais e ser contraproducente para sua saúde. Além disso, antes de começar a tomar, deve saber que este suco está contraindicado em alguns casos, como os seguintes:

  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação.
  • Pessoas que sofrem de intestino irritável, colite ou doença de Crohn.
  • Pacientes que estão tomando corticoides.
  • Pacientes com doenças hepáticas ou vesiculares.

Outras formas de tomar aloe vera para a gastrite

Além da receita anterior, há outras formas possíveis de tomar aloe vera para a gastrite. Entre as mais eficazes, encontram-se o suco de aloe vera e mamão e as cápsulas de aloe vera.

Suco de aloe vera e mamão

A combinação do aloe vera e o mamão é ideal para tratar a gastrite, pois as propriedades digestivas e depurativas se intensificam. O mamão é uma fruta que melhora a digestão, reduz a inflamação estomacal e reforça a ação digestiva do aloe vera.

Ingredientes

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 mamão
  • 1 copo de água

Preparação: retire os espinhos da folha de aloe vera, abra e extraia o gel transparente de dentro com uma colher. Descasque o mamão e corte-o em pedaços médios. Introduza os dois ingredientes no liquidificador, adicione a água e bata até obter o suco de aloe vera e mamão para a gastrite.

No seguinte artigo pode ver como fazer outros sucos para a gastrite.

Cápsulas de aloe vera

Nas farmácias ou lojas especializadas na venda de produtos naturais, encontrará aloe vera em cápsulas ou comprimidos e eles também podem ajudar você a se recuperar da gastrite com maior rapidez. No geral, costuma-se recomendar a ingestão de 1 cápsula de aloe vera por dia, ingerindo-a antes do almoço com um bom copo de água. De qualquer forma, é importante que primeiro leia as indicações da bula do fármaco e que respeite a dose estabelecida.

Lembre-se da importância de ir ao médico se sofre de gastrite, já que suas causas podem ser diversas e deve seguir um tratamento adaptado a cada caso específico. No artigo Como tratar a gastrite, explicamos quais são os tratamentos médicos que se costumam recomendar para esta doença.

Dica: Esse artigo detalha todos os alimentos que fazem mal para gastrite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar aloe vera para a gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.