Como tomar Alprazolam

Como tomar Alprazolam

O Alprazolam é um medicamento do grupo dos tranquilizantes (ansiolíticos) receitados para tratar transtornos como a ansiedade generalizada ou associada a uma depressão e pânico, com ou sem agorafobia. O uso deste medicamento é indicado para transtornos graves e para situações de estresse extremo. Se o seu médico lhe tiver receitado este ansiolítico, em umComo.com.br vamos lembrar como tomar Alprazolam de forma responsável e sem riscos para a sua saúde.

Passos a seguir:
1

É muito importante que respeite sempre as indicações do seu médico quanto à posologia, horários e duração do tratamento com o Alprazolam, que poderá variar de paciente para paciente consoante a gravidade dos sintomas e o quadro a tratar.

As doses para o tratamento de ansiedade e ansiedade associada à depressão costumam ser as seguintes:

  • A dose inicial é de 0,25 mg a 0,5 mg três vezes por dia.
  • A dose mais habitual se encontra entre 0,5 mg e, no máximo, 4 mg por dia, em 3 ou 4 vezes.
2

A dose de Alprazolam para o tratamento de transtornos de pânico é a seguinte:

  • Deve iniciar com uma dose de 0,5 mg a 1 mg apenas antes de ir dormir ou de 0,5 mg administrados 3 vezes por dia.

De acordo com a resposta do paciente ao tratamento com Alprazolam a dose poderá ser ajustada. Estes ajustes serão realizados em aumentos de no máximo 1 mg a cada 3 ou 4 dias.

3

O tratamento com Alprazolam deve durar o tempo que seu médico definir, mas recomenda-se que seja por um período breve de tempo e não superior a 3 meses. Se precisar ser prolongado, isso deverá ser feito por períodos limitados e sob supervisão constante. Além disso é importante não deixar de tomar de repente, esta decisão deve ser tomada pelo seu médico especialista.

4

No caso de tomar mais Alprazolam do que deveria, entre em contato com seu médico o quanto antes. A overdose deste medicamento pode provocar alterações graves do sistema nervoso central, desde uma simples sonolência até um coma.

5

Caso se esqueça de tomar uma dose de Alprazolam, deverá tomar a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se já estiver próximo de tomar a outra dose de Alprazolam não deverá compensar a dose esquecida e tomar sim a próxima e continuar tomando normalmente. Nunca deverá tomar Alprazolam a dobrar para compensar o esquecimento de uma dose. O esquecimento de uma dose de Alprazolam pode comprometer a eficácia do tratamento.

6

Cuidado ao interromper o tratamento com Alprazolam de forma brusca, pois ao ser um medicamento que gera dependência, podem aparecer sintomas de abstinência como: dor de cabeça, dor muscular, ansiedade, tensão, irritabilidade, insônia, vômitos, tremores, alucinações, entre outros.

7

O uso de Alprazolam é contraindicado nos seguintes casos:

  • Se tiver alergia ao princípio ativo, às benzodiazepinas ou outros componentes do alprazolam.
  • Se tiver dificuldades respiratórias relacionadas ou não com o sono.
  • Se estiver com alguma doença que provoque debilidade muscular, como miastenia grave.
  • Se tiver problemas no fígado.
  • Não deve usar durante a gravidez, nem durante a amamentação. Se tiver intenção de ficar grávida, fale com seu médico antes de tomar alprazolam.
  • Não é recomendado para crianças nem a menores de 18 anos.
  • Em pacientes acima dos 65 anos este medicamento costuma afetar mais que nos jovens, nesse caso o médico pode recomendar uma dose inferior.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Alprazolam, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Siga sempre as instruções do seu médico e nunca deixe de tomar o medicamento sem antes falar com ele.
  • Tome o medicamento com um pouco de líquido e não mastigue.
  • As doses individuais e diárias não devem superar os limites a não ser que o médico indique.