Como tomar banho durante a menstruação

Como tomar banho durante a menstruação

Embora não existam muitas diferenças entre como tomar banho durante a menstruação e os dias em que a mulher não esteja menstruada, alguns cuidados são importantes. Eles servem em especial para aumentar a higiene que se deve ter com as partes íntimas nos períodos de sangramento. Para obter informações a respeito desse assunto, o umComo.com.br separou algumas dicas simples, mas essenciais.

Passos a seguir:
1

Ainda podem existir mitos quando o assunto é menstruação, mas a verdade é que no período em que a mulher está menstruada a sua vida pouco muda em relação aos restantes dias. Basicamente, a diferença é que nesses dias é necessário usar um absorvente higiênico para o sangue não vazar na calcinha e em demais peças de roupas. Além disso, é importante trocar com alguma frequência o absorvente higiênico, seja ele interno ou externo. Essa frequência deve ser maior quando o volume de sangue for maior.

2

Dessa forma, o ato de tomar banho durante a menstruação é idêntico aos banhos dos demais dias. No entanto, é importante ter algumas precauções, como a de não se esquecer de retirar o absorvente higiênico antes de entrar para debaixo do chuveiro, mesmo que ele seja interno. Além disso, é necessário trocar de absorvente depois do banho, usando um novo, mesmo que o anterior não estivesse com muito sangue. Sempre ao tomar banho a mulher deve lavar bem o seu órgão genital e durante a menstruação ocorre o mesmo.

3

Para tanto, é necessário apenas lavar bem com água e sabonete, preferencialmente, neutro, o lado externo da vagina, removendo totalmente o sabonete ao final para que não haja irritação. Quando a mulher está menstruada ela pode lavar-se na mesma ordem que costuma banhar-se normalmente, no entanto, recomenda-se que antes de fechar o chuveiro a vagina seja novamente lavada, a fim de evitar que o sangue escorra por suas pernas ao estar se secando.

4

Quem está com muito volume de sangue saindo pode usar uma toalha higiênica para colocar entre as pernas enquanto estiver se secando e usá-la para secar bem a vagina também, assim, fica mais fácil de colocar uma calcinha limpa com um absorvente novo. O mesmo pode ser feito com toalhas de papel. Além da higiene com o próprio corpo no período menstrual, é importante que ao finalizar o banho a mulher verifique se não ficaram respingos de sangue pelo box, nesse caso, basta jogar um pouco de água com as mãos para sair.

5

Vale dizer ainda que tomar um banho quente pode ser muito útil às mulheres que estejam sofrendo de cólicas menstruais. Dessa forma, o corpo relaxa, sendo possível à mulher sentir-se um pouco melhor. Para tanto, deixe que a água escorra pelas suas costas por alguns segundos. Por outro lado, evite que a água esteja quente demais, porque isso pode prejudicar a sua pele e mesmo o seu couro cabeludo. E mais: não é preciso deixar de lavar os cabelos, como se acreditava há algumas décadas, ao estar menstruada. O banho completo durante a menstruação é mais do que bem vindo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar banho durante a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.