Partilhar

Como tomar BCAA

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tomar BCAA
Imagem: bodybuilding.com

Homens e mulheres que fazem treinos com o objetivo de ganhar massa muscular devem se alimentar muito bem e de forma adequada para obter todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos músculos. Porém, existem suplementos alimentares que facilitam essa tarefa e os interessados em saber como tomar BCAA podem conferir essa e outras informações sobre esses produtos.

Também lhe pode interessar: Como tomar ginseng
Passos a seguir:
1

BCAA significa Branch Chain Amino Acids, o que é traduzido para o português como aminoácidos de cadeia ramificada. Esse tipo de suplemento alimentar é bastante popular entre homens e mulheres que fazem atividades físicas intensas com a meta principal de aumentar a sua massa magra. Na sua composição, estão três tipos de aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo e, por isso, podem ser obtidos por meio de uma alimentação equilibrada.

Como tomar BCAA - Passo 1
Imagem: villagefitnessclub.it
2

Os três principais ingredientes do BCAA são L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, os quais agem pontualmente na recuperação de lesões musculares, as quais são normais de ocorrer ao longo do treino muscular. Porém, para que a massa magra se recupere e tenha o seu volume maior é preciso que o organismo esteja bem nutrido com os aminoácidos necessários. Se no corpo não estiverem disponíveis na quantidade suficiente, o organismo retira os aminoácidos existentes nos músculos para suprir a sua exigência por energia e, por consequência, ocorre perda de massa muscular.

3

Porém, quem adere ao uso de suplementos deve saber como devem ser ingeridos, pois se forem usados em excesso tendem a provocar problemas de saúde. Além disso, eles podem causar efeitos colaterais e são contraindicados a determinados grupos de pessoas. Nesse sentido, esses produtos devem ser tomados apenas por atletas que fazem treinos físicos intensos e que necessitam de uma grande quantidade de nutrientes, os quais são difíceis de obter apenas pela alimentação.

4

A melhor forma de tomar BCAA é consultando um nutricionista, que vai indicar a dose diária que mais combina com as suas necessidades específicas, garantido maior segurança ao fazer uso do suplemento. Além disso, estudos apontam que a dose que deve ser ingerida por pessoa, para o seu efeito ser eficiente, deve ficar entre quatro e oito gramas por dia. O melhor momento para tomar é antes e depois do treino. Outro indicativo para saber a dosagem do suplemento é usar a medida de 0,20 gramas do produto por quilo corporal de usuário.

5

Também é importante verificar se outros suplementos que o atleta usa já não contêm os aminoácidos necessários para o dia de treino. Dessa forma, não é preciso usar o produto separadamente. Além disso, o suplemento alimentar é encontrado em forma de cápsulas e em pó, sendo que a segunda versão, que é misturada com água para ser bebida, é a mais indicada, uma vez que as cápsulas podem desencadear irritação no estômago.

Como tomar BCAA - Passo 5
Imagem: adeusobesidadedatamy.com.br
6

Quando usado de forma errônea, o produto pode provocar ainda dor de cabeça e náusea, alguns dos efeitos colaterais relatados. Já o BCAA é contraindicado a pessoas com problemas nos rins e no fígado, porque doses altas de aminoácidos podem causar a sobrecarga desses órgãos. As contraindicações abrangem ainda mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar BCAA, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como tomar BCAA

Como tomar BCAA
Imagem: bodybuilding.com
Imagem: villagefitnessclub.it
Imagem: adeusobesidadedatamy.com.br
1 de 3
Como tomar BCAA

Voltar ao topo da página